quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

WALDEMAR HENRIQUE - IV - O CANTO DA AMAZÔNIA


No ano seguinte, o governador do Pará lhe ofereceu a direção do Conservatório Carlos Gomes. Mas a proposta coincidiu com a viagem do compositor à Europa, em missão do Ministério da Educação, atendendo convite (extensivo a Mara) do Secretariado Nacional de Informação de Portugal.
As apresentações em Lisboa e no Porto foram muito bem-sucedidas. Em Madri, os  artistas receberam um diploma assinado pela Princesa da Baviera, os Infantes de Espanha, compositores, intérpretes e críticos.  Na capital francesa, o recital teve o patrocínio da UNESCO, e os críticos Raymond Charpentier e Wladimir Janklevitch consideraram as composições de Waldemar Henrique mais nacionalistas que as de Villa-Lobos, visto não utilizarem processos harmônicos tradicionais europeus.
Retornando da Europa, Waldemar foi contratado para reger a orquestra da Companhia Teatral Folclórica Brasiliana, com a qual foi para Buenos Aires em setembro de 1951. Compôs melodias, arranjou motivos folclóricos e adaptou instrumentalmente composições de vários autores para os vinte quadros cantados e dançados do grande espetáculo que estreou a 19 de outubro no Teatro Astral.  Em novembro, apresentaram-se no Teatro Artigas, em Montevidéu. Na Faculdad de Humanidad del Uruguay, o compositor proferiu uma conferência para estudantes de folclore.
- Depois abandonei a troupe e voltei para o Brasil. E o empresário ficou me devendo dois meses de trabalho...
Nomeado para a Rádio Roquette Pinto, da Prefeitura do Rio de Janeiro, posteriormente assumiu a direção do setor de música orquestral e produziu diversos programas, entre os quais CONVITE AO FOLCLORE, louvado sem restrições pela crítica. Em 1953,  transferiu-se para o Departamento de Cultura, passando a promover conferências concursos e festivais de música brasileira.
Sob os auspícios do Ministério das Relações Exteriores, excursionou com o cantor Jorge Fernandes, em 1954, pelo Uruguai, Paraguai e Argentina. No ano seguinte, em missão do Itamaraty, seguiu para a Europa, tendo como intérprete Maria D’Apparecida. Atuaram inclusive na Emissora Nacional de Lisboa. No mesmo ano, Waldemar teve seu primeiro LP gravado, pela Decca parisiense, com ele acompanhando Maria d’Apparecida ao piano. Pouco depois, a cantora Alice Ribeiro também gravou músicas de Waldemar pelo selo francês Chants du Monde, com orquestrações de José Siqueira.
O primeiro LP nacional inteiramente dedicado a Waldemar Henrique (Sinter SLP 1064) teve como intérprete Jorge Fernandes, com o autor ao piano.
Para uma apresentação do Norte Teatro-Escola, durante o I festival Nacional de Teatros de Estudantes (1958), Waldemar escreveu a melodia-tema e outros números para MORTE E VIDA SEVERINA, de João Cabral de Mello Neto, obtendo por isso medalha de bronze do “Jornal do Comércio” pela melhor música de teatro do ano. Na mesma época, o compositor foi eleito por indicação de Radamés Gnatalli para a Academia de Música Popular do Rio de Janeiro.





Em 1965, Waldemar Henrique foi encarregado da direção do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Mas estava disposto a voltar a Belém, o que fez quando foi nomeado diretor do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura do Pará. Em setembro de 1966, passou a responder pelo cargo de diretor do Teatro da Paz. Ocupou-se então em restituir ao teatro algo de seu antigo fausto. Trabalho feito com amor, que exigia dedicação quase integral.
-  Sinto a consciência doer quando verifico o abandono em que andam meus planos de compositor -  comentou ele na época. – quando  me aposentar, então sim, vou dedicar-me inteiramente à composição. 




O Museu da Imagem e do Som lançou em 1969, o LP  O CANTO DA AMAZÔNIA, na qual Maria Lúcia Godoy canta, além de obras de outros compositores, as sete primeira LENDAS AMAZÔNICAS, em arranjos de Guerra Peixe.
No ano seguinte, dentro das comemorações da Semana do Folclore, Waldemar Henrique recebeu do governo da Guanabara a medalha Sylvio Romero.
Em 1971, escreveu o tema musical VEREDA DA SALVAÇÃO, de Jorge Andrade, encenada pela Escola de Teatro da Universidade do Pará.
A convite do embaixador Gama e Silva, viajou depois para Lisboa, onde daria recitais de suas composições no Salão do Palácio da Foz.  O programa era variado com quinze canções, entre elas a estreante GESTA PRIMITIVA, sobre o poema de Leandro Tocantins. Ainda em 1972,  o Serviço de Teatro da Universidade Federal do Pará apresentou O CORONEL DE MACAMBIRA, bumba-meu-boi de Joaquim Cardoso musicado por Waldemar Henrique.  Mas suas composições rareavam: além de trabalhar exaustivamente na restauração do Teatro da Paz, Waldemar tinha contra si uma miopia progressiva. Mesmo assim, em dezembro de 1974 compôs música para o poema COBRA NORATO, de Raul Bopp.

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