segunda-feira, 29 de novembro de 2010

AULA DE MÚSICA CONTRIBUI COM A ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS

Matéria é obrigatória e deverá ser implantada nas instituições de ensino até agosto de 2011. Disciplina ajuda a inclusão social e autoestima da criança.


O currículo escolar dos alunos do ensino fundamental e médio é uma das discussões no Congresso Nacional. Além das 12 matérias obrigatórias, futuramente, os alunos terão novas disciplinas se as propostas de lei dos deputados estaduais forem aprovadas.
Entre os 250 projetos em discussão, o ensino de música já virou lei e deverá ser implantado nas instituições
brasileiras até agosto do ano que vem. No entanto, muitas escolas já contam com a disciplina em sua grade curricular.
A matéria é lecionada de diferentes formas de acordo com a instituição. Geralmente, os alunos aprendem a cantar novas músicas e fazem brincadeiras, mas algumas escolas oferecem aulas de flauta, trompete, baixo e violino.
" A música contribui para o desenvolvimento da criança e alfabetização ao trabalhar ritmo, concentração e percepção auditiva", diz Bernadete Silveira, coordenadora pedagógica do Colégio Sion, uma das instituições que disponibiliza a matéria a partir da educação infantil.
Outro ponto valorizado na aula de música é a autoestima da criança. " Ao aprender uma nova melodia o aluno se sente acolhido e tem mais vontade de ir à escola. Por isso a disciplina não é avaliada pelo sistema de notas", diz a coordenadora.
A inclusão social é outro aspecto positivo na disciplina, já que alunos tímidos, hiperativos ou com síndrome de down ficam a vontade e interagem com os colegas. Até é possível perceber alguma deficiência auditiva durante a aula.


Fonte: Marianna Pedroso - metroeducação - 24/11/2010

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