sábado, 18 de abril de 2020

CÂNDIDO DAS NEVES -ÍNDIO - II




Mas não é esse o caminho de Cândido “Índio” das Neves. Ele vai concentrar-se em valsas e serestas, ou mesmo em tangos.  É sob a forma de tango que primeiramente aparece uma de suas obras-primas: NOITE CHEIA DE ESTRELAS.

A princípio ele coloca letra no tango MADRE; depois, por causa dos direitos autorais sacrifica um pouco os versos e muda a melodia. Vicente Celestino grava então o que seria um dos seus maiores sucessos:
Noite alta, céu risonho
a quietude é quase um sonho
o luar cai sobre a mata
qual uma chuva de prata
de raríssimo esplendor
só tu dormes, não escutas
o teu cantor
revelando à lua airosa
a história dolorosa desse amor.
Lua...
Manda a tua luz prateada
Despertar a minha amada
Quero matar meus desejos
Sufocá-la com os meus beijos
Canto
E a mulher que eu amo tanto
Não me escuta, está dormindo
Canto e por fim
Nem a lua tem pena de mim
Pois ao ver que quem te chama sou eu
Entre a neblina se escondeu
Lá no alto a lua esquiva
Está no céu tão pensativa
As estrelas tão serenas
Qual  dilúvio de falenas
Andam tontas ao luar
Todo o astral ficou silente
Para escutar
O teu nome entre as endechas
As dolorosas queixas
Ao luar

Já é NOITE CHEIA DE ESTRELAS em sua versão definitiva.

Corpo de atleta, embora não muito alto, dentadura bonita, cuidadoso no vestir, Cândido das Neves fará do violão o elemento de identificação com outros empregados da Estrada de Ferro Central do Brasil, de pendores artísticos, principalmente Henrique de Melo Moraes (tio do poeta Vinicius de Moraes), que será padrinho de seu filho Eduardo e Uriel Lourival, que vai morrer cedo e deixar pouca coisa, mas de valor como CÉU MORENO  e o clássico, MIMI (“ dentro d’alma dolorida,/ Teu sorriso é um lindo albor,/ Uma existência, um céu/...”). Com eles Cândido vai fazer muitas serenatas pelos subúrbios e também conhecer muita gente do meio artístico.
Entre uma seresta e outra, vão surgindo as composições. Algumas estão fadadas a se tornar antológicas no gênero ,como ÚLTIMA ESTROFE:

A noite estava assim enluarada
quando a voz já bem cansada
eu ouvi de um trovador.
Nos versos que vibravam de harmonia
ele em lágrimas dizia;
 da saudade de um amor.
Falava de um beijo apaixonado
De um amor desesperado
Que tão cedo teve fim
E desses gritos de tormento
Eu guardei no pensamento
Uma estrofe que era assim:
Lua...
Vinha perto a madrugada
Quando em ânsia minha amada
Nos meus braços desmaiou
E o beijo do pecado
O teu véu estrelejado
A luzir glorificou
Lua...
Hoje eu vivo sem carinho
Ao relento tão sozinho
Na esperança mais atroz
De que cantando em noite linda
Essa ingrata volte ainda
Escutando a minha voz
A estrofe derradeira, merencória
Revelava toda a historia
De um amor que se perdeu
E a lua que rondava a natureza
Solidária com a tristeza
Entre as nuvens se escondeu
Cantor, que assim falas à lua
Minha história é igual à tua
Meu amor também fugiu
Disse eu em ais convulsos
E ele então, entre soluços
Toda a estrofe repetiu


Ou RASGUEI  O TEU RETRATO, que Vicente Celestino levou a todos os cantos do Brasil:

“Tu disseste em juramento,
Entre o véu do esquecimento,
O teu nome é uma ilusão.
Tu tiveste a impiedade
De sorrir desta saudade
Que me mata o coração...”


                                      Ou  LÁGRIMAS, criação imortal do inigualável Orlando Silva:

“Ai, deixa-me chorar
Para suavizar
O que eu não sei dizer
Mas sei sentir.
Não prantear o amor que se perdeu
É a nossa alma enganar
E ao próprio coração querer mentir...”

A produção de Cândido das Neves não vai ser numerosa, mas terá um traço muito pessoal, inconfundível: a sua marca. Ela está presente em  ÚLTIMA ESTROFE e em LÁGRIMAS, em APOTEOSE  DO AMOR  e RANCHO ABANDONADO, PÁGINA DE DOR e NÊNIAS (“murcharam no jardim os crisântemos/ e as magnólias se despetalaram”: assim ele chorou com um amigo  a morte da mulher).
E em tudo mais: PRIMAVERA ,DILETA, ENTRE LÁGRIMAS,... E NADA MAIS!, CASTELOS DE AREIA, NOITE DE SÃO PEDRO, EM DELÍRIO, NOITE CHEIA DE ESTRELAS, CINZAS,  CABOCLA SERRANA, RASGUEI O TEU RETRATO, ABISMO DE AMOR, RENÚNCIA EM PRANTOS, NAS ASAS BRANCAS DA SAUDADE, TUDO ACABADO, LUAR DE MINHA TERRA, CINZAS DE AMOR, ÍNTIMA LÁGRIMA, PARA SEMPRE ADEUS,JURA DE CABOCLO.

Fonte: Nova História da Música Popular Brasileira
Fotos: Google
Vídeos: Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário