segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

NATAL -SÍMBOLOS E TRADIÇÕES - PARTE IV- O ESPÍRITO DA ÁRVORE DE NATAL

Houve um tempo em que as pessoas acreditavam que as árvores possuíam alma. Quando chegava o outono e as árvores perdiam todas as suas folhas, eles achavam que o espírito-árvore as havia abandonado. Essa crença criou o medo de que, se nada de especial fosse feito, a alma da árvores não retornaria na primavera, o que seria muito mau, pois as árvores não produziriam nem as flores, nem os frutos. Para encorajar que os espíritos voltassem, as árvores eram enfeitadas com pedrinhas pintadas e tecidos coloridos, no inverno. Para espanto de todos, isso funcionou sempre miraculosamente, as árvores explodindo de vida a cada primavera.
Foram os alemães que iniciaram o costume de cortar uma pequena árvore e trazê-la para dentro de casa, e aí a decoração se tornou mais sofisticada. Linhas inteiras de contas de vidro, além de frutinhas, pãezinhos, eram pendurados nos ramos. Em louvor a Nossa Senhora, ornamentos de papel em forma de rosa eram colocados. Quando se colocavam velas, o significado não era só decorativo, mas simbolizava a presença de Cristo como a “ Luz do Mundo”. Isso tudo se espalhou pela Europa, e no final da época vitoriana a tradição das árvores de Natal se disseminara por todo o mundo ocidental. As velas foram substituídas por pequenas lâmpadas elétricas, mais seguras. Cada enfeite colocado significa, para quem entra na casa, uma mensagem como “ bem vindo milhares de vezes” e sugere um convite à oração.No começo eram usadas sempre-vivas, plantas consideradas especiais, que como o nome diz, estão sempre verdinhas, mesmo no inverno. Eram o alecrim, o visgo, o azevinho, o pinheiro, plantas que nós mal conhecemos, aqui nos trópicos. Só quem já passou um inverno no hemisfério Norte pode compreender a solidão de um campo de neve, sem um verdinho pra contar a estória...Essas plantinhas simbolizavam a esperança do eterno retorno do verão. O tradicional pinheiro alemão ficou como o símbolo das árvores de Natal.
A origem da árvore de natal é controversa, mas autoridades no assunto acreditam que as raízes desse costume remontem ao século XVI na Alemanha. Acredita-se que a primeira pessoa que decorou uma árvore de Natal na Alemanha foi Martinho Lutero ( 1483-1546), o responsável pela reforma da Igreja. Na noite de Natal, andando pela floresta de pinheiros, viu o céu cheio de estrelas  brilhando através dos galhos cobertos de neve. Ele foi tocado pelo belo sinal. Levou para casa, então, um belo pinheiro, que decorou com velas acesas para que seus filhos compartilhassem do espetáculo que se desenrolava do lado de fora e para lembrar a todos o poder do céu. A árvore de Natal tornou-se , então, um símbolo de esperança, paz e alegria. Desde então, o pinheirinho de Natal está presente em todas as casas, mesmo as mais pobres, às vezes simbolizado por um galho seco decorado com isopor.     Mas a alma da árvore sempre estará presente, trazendo esperança e reverenciando o nascimento do Menino Jesus. Foi trazida para a América pelos imigrantes alemães, na época colonial.




                                             O TANNENBAUM ( PINHEIRINHO AGRESTE)
                                                                                                     Música: Ernest Anschutz/E. Moritz
                                                                                                     Letra: Mario Mascarenhas

Ó tannenbaum, ó tannenbaum
Pinheiro do Natal
Dezembro vem chegando
A todos anunciando
Ó tannenbaum, ó tannenbaum
Pinheiro do Natal



Fonte: Natal- Biba Arruda - Mirna Grzich - Editora Três
          Símbolos e tradições do Natal -A Gazeta de São Paulo - 21/12/1961
Imagens: Google
Música: youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário