terça-feira, 17 de janeiro de 2012

NATAL - SÍMBOLOS E TRADIÇÕES - PARTE V - PAPAI NOEL


De onde vem essa figura gorducha, de longas barbas e cabelos fofos de algodão, bochechas rosadas, olhar bonachão, vestido de vermelho, com mangas e golas arrematadas com arminho branco, botas de sete léguas, cinturão de couro largo, num trenó puxado por renas e trazendo num imenso saco a realização dos nossos sonhos e desejos?                                                                                                                           
O famoso personagem que a imaginação infantil transformou em verdadeiro ídolo, passou por profundas transformações através dos tempos. Segundo a história, a estória do bom velhinho começou com o culto de São Nicolau, que foi um bispo que nasceu no ano 281 de nossa era em Patara, na Lícia, na costa oriental da Ásia menor. Seus pais, Epifanio e Joana, casal sem filhos, possuíam imensas riquezas , mas seus primeiros anos de matrimônio foram tristes porque desejavam ardentemente um filho que não chegava. Finalmente, após muita oração e penitência, eles  obtiveram de Deus a graça desejada: nascera-lhes Nicolau.                   Todos os sábados, à porta do palácio dos pais de Nicolau que eram caridosos, formavam-se filas de pobres para receber alimentos, roupas e dinheiro, por eles distribuídos em nome do Menino Jesus. Naquela época, aconteceu que uma terrível peste levou o desespero a Patara e a toda Licia. A desolação reinava em todos os lares. Os pais de Nicolau não poupavam esforços na ajuda que dispensavam ao povo. Ora socorriam os enfermos, ora enterravam os mortos ou consolavam os parentes das vítimas.  Como seus pais, Nicolau dedicava todo o seu tempo e forças a auxiliar a quantos podia. Quando por fim a peste foi dominada, Nicolau havia pagado um elevado tributo ao céu: a morte de seus pais, também vitimados pelo mal.             Com a morte dos pais, Nicolau herdava grandes riquezas e entre elas o valioso tesouro da caridade. Decidiu logo empregar os bens materiais  em benefício dos pobres, por amor ao Menino Jesus que pobre nascera em Belém.  Ouvindo o chamado de Deus, Nicolau seguiu  a carreira eclesiástica chegando a sagração de Bispo de Mira, cidade da Ásia Menor. Continuou a repartir as suas riquezas com os pobres, fazendo, porém, que suas boas obras ficassem ocultas.                                                                                               Sucedeu então que vivia em Patara, Licandro, velho guerreiro dos exércitos de Roma, honrado fidalgo, mas arruinado.  O velho guerreiro tinha três filhas solteiras e não possuindo recursos para lhes dar o dote, não podia fazer com que elas se casassem.  No auge da depressão e angústia, tomou a mais triste das resoluções: para obter dinheiro e não ver morrer de fome as três filhas, pensou em fazer um tráfico de indigno com elas. Foi então, que, durante três noites, Nicolau milagrosamente jogou pela janela da casa de Licandro, uma bolsa com o dote necessário  às jovens casadoiras. Ao jogar as bolas Nicolau oculto nas sombras da noite, gritava para o interior da casa do fidalgo arruinado: - Ouve, ó velho guerreiro! O Menino Deus é quem te envia este socorro!.
Origem do Sapato ao pé da cama
Nicolau junto às esmolas que dava às ocultas costuma deixar, sobre o peitoril da janela do beneficiado, um saco com moedas e um bilhetinho sempre com os mesmos dizeres: “ O Menino Deus é quem te envia este socorro”. Aconteceu que em uma dessas ocasiões, numa noite de ventania, véspera de Natal, uma daquelas janelas se fechou. O saco de moedas foi cair dentro do sapato  que se encontrava ao pé da cama do presenteado.  Ao amanhecer, o felizardo com surpresa encontra  o valioso saquinho. Daí originou-se a idéia de se deixar na véspera de Natal  os sapatos junto à cama a fim de que Nicolau, dentro deles, em nome do Menino Jesus, deixasse o desejado presente.
São Nicolau, ao tempo do Imperador Deocleciano, foi perseguido. Faleceu a 6 de Dezembro do ano 350, e foi sepultado num mosteiro da cidade de Mira. Muitos séculos depois Mira foi tomada pelos turcos. Para evitar a profanação do corpo do santo, marinheiros italianos, levaram-no para a cidade de Bari, na Apulia – Itália ( Igreja dos Beneditinos).
No século VI, no Oriente, já estava em voga a devoção a São Nicolau ou Papai Noel, mas foi só no século IX que esta devoção passou para o Ocidente.
Foram os imigrantes holandeses,  que fundaram Nova Amsterdam, depois rebatizada de Nova Iorque,  que trouxeram São Nicolau para a América. Era conhecido como Father Christmas Sinter Klaas e ele era descrito como um velho cavalheiro, todo vestido de negro e montado sobre um corcel cinzento. Foi descrito também como vindo num cavalo branco e descendo pelas chaminés, colocando presentes nos sapatinhos das crianças. Sua visita se realizava no dia 6 de Dezembro. Os americanos o adotaram, mudaram a pronúncia para Santa Claus e foi absorvido para as festas de Natal. Através dos anos mudaram seus hábitos  com alteração da data de sua visita  para o dia 24 de dezembro, em plena noite de Natal,  mas as crianças deveriam escrever suas cartas   para ele no dia 6,  para dar tempo hábil  de serem lidas  e seus  presentes providenciados.
Em 1832, o Dr. Clement Clark Moore, famoso poeta norteamericano,  escreveu um poema       “ The Night before Christmas” para seus cinco filhos, alterando  completamente a figura de São Nicolau:  “seus olhos brilhavam, suas covas do rosto eram expressivas, suas bochechas  muito rosadas e o nariz uma cereja”.   Foi também o responsável pelo  endereço do Papai Noel   – O Polo Norte, e a invenção de seu trenó e suas famosas renas: Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donner, Blitzen.  Rudolf, a mais famosa delas, não estava nesse time original, surgindo em 1939 e se tornando um símbolo do movimento gay em Nova Iorque. Thomas Nast, famoso desenhista do século XIX, pintou um quadro segundo esta descrição, e, desde então, Papai Noel assumiu as características que hoje conhecemos.   
Em 1897, Virginia, uma menina de 8 anos , escreveu uma cartão ao editor do “ The New York Sun”, indagando se Papai Noel realmente existia. A resposta a essa pergunta tem sido reproduzida  todos os anos, nos principais jornais dos Estados Unidos e em determinado trecho diz o seguinte:  “ Sim, Virginia, a existência de Papai Noel é tão certa quanto a existência do amor, da generosidade e da devoção. Quão triste seria o mundo se não houvesse um Papai Noel... Ninguém o vê, mas isto não quer dizer que ele não exista... Graças a Deus ele vive e viverá para sempre. Daqui a mil anos, Virginia, dez mil anos, ele continuará trazendo alegria e encantando o coração da infância”.
                                                                       HO, HO, HO.





 Fonte : Natal - Biba Arruda - Mirna Grzich- Editora Três
               Símbolos e Tradições do Natal - A Gazeta de São Paulo - 21/12/1961
               São Nicolau, o genuino Papai Noel - Pe. Eugenio Moreira -
Imagem:  Google
Música: youtube 



Nenhum comentário:

Postar um comentário