quinta-feira, 9 de agosto de 2012

VELHOS E NOVOS DA MÚSICA CAIPIRA - TEDDY VIEIRA


TEDDY VIEIRA

Teddy  Vieira de Azevedo nasceu em Itapetininga, São Paulo, em 1922 e faleceu em São Paulo em 16 de Dezembro de 1965 e é considerado um dos mais bem sucedidos compositores caipiras. Ao terminar o curso primário em sua cidade natal, transferiu-se para São Paulo. Aos 18 anos escrevia versos caipiras e em 1948 teve suas duas primeiras músicas gravadas pela dupla Mineiro e Manduzinho: PRETO DE ALMA BRANCA com (Lauripe Pedroso) e JOÃO-DE-BARRO (com Muibo cury), em etiqueta particular. João-de-barro teve inúmeras regravações, algumas de grande sucesso como a de Sergio Reis em 1974 pela RCA. O cururu MENINO DA PORTEIRA (de Teddy com Luisinho), um dos clássicos caipiras, foi gravado por Luisinho, Limeira e Zezinha em 1955 na RCA. Essa gravação consagrou-o como compositor.
Em 1956 Teddy Vieira passou a ser diretor-sertanejo da Columbia, depois CBS, criando então a dupla caipira Tião Carreiro e Pardinho, que obteve rápido sucesso com CAVALEIROS DE BOM JESUS ( de Teddy com João Alves e NHÔ Silva). No mesmo ano, Moreno e Moreninho gravaram, na Columbia, o cururu TREZE DE MAIO (de Teddy, Riachão e Riachinho). Ainda em 1956 lançou em discos a dupla Zico e Zeca, com composições que marcaram época, como A ENXADA E A CANETA ( parceria com o Capitão Barduíno). Em 1958 Vieira mudou para a Chantecler, com o cargo de assessor do diretor artístico da gravadora ( que era o Palmeira). Em 1962, após a saída de Palmeira da Chantecler, Teddy continuou como assistente artístico, contudo não deixo de compor, e suas músicas continuavam sendo grandes sucessos. Em 1964, BANDEIRA DO DIVINO,  feita em parceria com Alves Lima, gravada por Tonico e Tinoco foi um dos maiores sucessos da gravadora.
Quando Teddy Vieira morreu, no ano seguinte, já contava com mais de duzentas composições gravadas e regravadas. A mais conhecida delas, O MENINO DA PORTEIRA, serviu em 1976 de tema para um filme dirigido e interpretado por Sergio Reis, cantor que já a tinha gravado com grande repercussão em 1973.



Fonte: Nova História da Música Popular Brasileira
Abril Cultural – 1978
Google: Enciclopédia Wikipédia
Video: MENINO DA PORTEIRA - Teddy Vieira e Luizinho (Violeiros da Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário