quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

SÍMBOLOS NATAL - VI - A FLOR DO NATAL - CARTÕES E SELOS NATALINOS

A FLOR DA NOITE FELIZ

O famoso bico-de-papagaio, cientificamente chamado de poinsettia, em homenagem ao seu descobridor, Dr. Poinsett, que a encontrou no México, em 1828, é chamada de “FLOR DA NOITE FELIZ” e está relacionada a uma lenda muito bonita:
“Era uma vez uma camponesa que estava olhando do lado de fora da igreja as pessoas oferecendo presentes ao Menino Jesus. Ela estava triste porque não tinha nada para oferecer. Então um Anjo apareceu e disse que ela apanhasse algumas plantas que cresciam ao lado da estrada, e que as oferecesse como presente.
Ela pegou uma porção de folhas de poinsettia verdes e as levou para dentro da igreja. As pessoas da congregação riram quando ela entrou com suas roupas maltrapilhas carregando um punhado de ervas daninhas. Envergonhada e ruborizada diante da situação, conforme seu rosto ficava vermelho, um milagre aconteceu: as folhas tornavam-se vermelho sangue, transformando-se em lindíssimas flores. As pessoas ficaram extasiadas diante do milagre e envergonhadas diante da própria mesquinhez.
A explicação científica para esse milagre diz que essa planta reage à luz de maneira toda especial tornando-se vermelha quando exposta à luz por um determinado tempo.”



Fonte: Natal -  Mirna Grzich e Biba Arruda – Editora Três - 1996
Imagens - Google

CARTÕES DE NATAL

Estes surgiram na Inglaterra, por volta de 1843. Sir Henry Cole encarregara John  Horsley de desenhar um cartão alusivo ao Natal, o qual deveria ser enviado aos amigos. O desenho mostrava uma alegre família reunida num brinde à festa máxima da cristandade. Foram provavelmente essas taças de ventura que deram início à tradição, pois o cartão em si foi acerbamente condenado, chegando a causar tanta celeuma que a história acabou nas primeiras páginas dos jornais. O povo despertado pela ideia, passou a utilizar-se em profusão dos cartões de Natal,  obrigando as repartições dos correios a recrutar pessoal extra para que as mensagens natalinas sempre cheguem a tempo aos destinatários.



  






Fonte: A Gazeta – 21/12/1961
Imagens: Yara Virginia

OBS: Nos dias de hoje, cartões, vídeos, mensagens natalinas são enviadas via internet por e-mail, Facebook, whatsapp, etc...


SELOS DE NATAL

Os primeiros selos de Natal apareceram na Dinamarca. Foi o escrivão postal Einar Holboll quem teve a ideia de fazer alguma coisa pelas vítimas da tuberculose, aproveitando a época do Natal.
Com o apoio do Rei da Dinamarca foram postos à venda em 1904 os primeiros selos. Mais tarde, outros países imitaram o mesmo exemplo pelo mundo afora e os Estados Unidos estão entre os maiores cultores da simpática tradição.





Fonte: A Gazeta – 21/12/1961

Imagens: Google



Nenhum comentário:

Postar um comentário