quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

WALDEMAR HENRIQUE - III -BOI BUMBÁ

A primeira excursão artística de Waldemar Henrique a São Paulo deu-se em 1935. Na ocasião, fez amizade com Mario de Andrade, que o orientou quanto aos problemas de harmonização dos temas folclóricos. 
Ainda em 1935, Gastão Formenti gravou COBRA GRANDE e BOI-BUMBÁ com a Orquestra Victor Brasileira.
O batuque Boi-bumbá, letra e música de Waldemar Henrique é uma dança dramática (na qual se envolvem vários personagens), que narra a morte e a ressureição  de um boi.


BOI-BUMBÁ

Ele não sabe que o seu dia é hoje
O céu forrado de veludo azul-marinho
Veio bem devagarinho
Onde o boi ia dançar
Ele pediu pra não fazer muito ruído
Que o santinho distraído
Foi dormir sem celebrar
E vem de longe o eco surdo do bumbá, sambando
A noite inteira encurralado batucando
Bumba, meu “pai do campo”, oh, oh, oh!
Bumba, meu boi-bumbá.
Estrela Dalva lá no céu já vem surgindo
Acordou quem está dormindo
Para ouvir galo cantar
Na minha rua resta cinza da fogueira
Que levou a noite inteira
Fagulhando para o ar.





INEZITA BARROSO (1962)


Waldemar assinou contrato com a Rádio Tupi e escreveu treze canções, entre elas MORENA e ESSA NEGA FULÔ,  que pela primeira vez teve seus 88 versos musicados (única versão musical aceita por Jorge de Lima).
Mara e Waldemar foram beneficiados pela exigência de Getúlio Vargas  de música brasileira nos cassinos. Em 1936, fizeram uma excursão ao Nordeste e ao Norte, apresentando-se no Teatro da Paz, em Belém, no Teatro Amazonas, em Manaus, e no Clube Internacional do Recife, sob os auspícios da Instrução Artística do Brasil.


MORENA
Deixei cabana
Deixei meu gado
Pra ver morena
Do meu cuidado

Morena bela
Que tanto amei
A fé mais pura
 Eu te jurei

Eu já fui preso
Por uma açucena
Só por gostar
Da cor morena

A cor morena
É cor de prata
A cor morena
 É que me mata






LUCAS PROA  (2015) - MORENA


Waldemar compôs duas peças com o nome Morena. Uma de 1930,  ficou praticamente desconhecida; a outra, cinco anos mais nova, é uma canção folclórica com raízes em melodia e versos que o autor ouviu em criança na Ilha de Marajó. Embora esta segunda canção seja muito conhecida, só se tem registro de gravação em 1976. 

Voltando ao Rio de Janeiro, Waldemar recebeu de Carmen Santos encomenda de algumas canções para seu filme CIDADE MULHER. Entre os trechos trabalhados, compôs MACUMBA, um batuque baseado na melodia de TEM PERNA DE NEGA.
Ainda em 1936, venceu o concurso Melodias de Junho, instituído pelo Jornal “A Noite”  com a canção MEU BOI VAI-SE EMBORA. Para o programa comemorativo do primeiro aniversário  da Rádio Tupi, escreveu e apresentou com Mara e o Bando da Lua, a suíte folclórica CENA DRAMÁTICA DOS CONGOS. O auditório exigiu a repetição do número, num horário reservado à atração máxima, os Meninos Cantores de Viena.
As atividades de Waldemar Henrique no Rio de Janeiro giravam em torno da música brasileira de todos os gêneros, autores e épocas. Fez vários cursos, adquiriu conhecimento do repertório vocal do país e dominou o acompanhamento dos ritmos e dos efeitos seresteiros da canção de Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Luciano Gallet, Ernani Braga, Hekel Tavares, Capiba, Silva Novo. Nessa época compôs, entre outras, ROLINHA e COCO PENERUÊ; o tema musical da peça PARA ALÉM DA VIDA, de Alberto Rebello de Almeida; e a canção-tema da peça MALDITO ÓPIO, de Benjamim Lima. 
De 1938 são o maracatu HEI DE SEGUIR TEUS PASSOS... e o auto dramático PASTORINHAS DE BELÉM, sobre melodias que escrevera para os cordões da ilha do Mosqueiro.
Após um recital na Bahia, com Mara, em 1939. Waldemar Henrique fez produtivas pesquisas folclóricas sob a orientação de Carlos Chiacchio, José e Clarival Valadares, Silva Campos e o Pai-de-santo Joãozinho da Goméia. Conheceu a arte popular  das mais diversas regiões do país e recolheu fecundo material rítmico e melódico. Inspirado em pontos rituais afro-brasileiros, criaria NO JARDIM DE OEIRA, SEM SEUABALOGUM e ABALUAIÊ.
No Rio de Janeiro, organizou o quarteto vocal Brasil, composto por Fernando Lobo, Fernando Navarro Júnior, Silvio Godoy Alcântara e Sergio Salvador. No programa oficial HORA DO BRASIL,  o quarteto apresentou TREM DAS ALAGOAS, de Ascenso Ferreira e Waldemar Henrique.



WALDEMAR E MARA


Recomendados por Villa-Lobos, Waldemar Henrique e Mara seguiram em julho de 1941 para Buenos Aires, integrando um programa de propaganda de café mantido pelo governo brasileiro. Percorreram várias cidades obtendo um sucesso extraordinário.
De volta ao Rio, Waldemar lecionou, fez programas de rádio, e em 1943 foi nomeado,  pelo Interventor Magalhães Barata, diretor do Departamento de Imprensa e Propaganda de Belém do Pará, onde permaneceu por um ano.
A 9 de abril de 1946, no Rio, participou da fundação da Sociedade Brasileira de Autores, Compositores e Editores de Música (SBACEM), e secretariou a sessão que elegeu Ary Barroso presidente.  Passou então a preparar o repertório de canto brasileiro para intérpretes nacionais e estrangeiros.  
Compôs, em 1948, entre outras, VEM, MARIA para uma novela de Nestor de Hollanda, e SERESTA para o filme BEAUTÉ DU DIABLE, de Romain Lessage.


Fonte: NOVA HISTÓRIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
ABRIL CULTURAL -1979
Imagens: GOOGLE
Vídeos: YOUTUBE

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