terça-feira, 11 de dezembro de 2018

WALDEMAR HENRIQUE - V - TAMBATAJÁ






O disco CANÇÕES  DE WALDEMAR HENRIQUE, com a paraense Maria Helena Coelho Cardoso acompanhada pelo autor, foi gravado em 1976, sob o selo DEX.


MARIA HELENA COELHO


TAMBATAJÁ é uma das mais bem estruturadas  canções de Waldemar Henrique Composta em 1934 e logo muito divulgada em recitais públicos e programas radiofônicos, no entanto só foi levada ao disco em fins de 1948 , na voz da soprano Antonieta Fleury de Barros. Em 1976 a cantora Fafá de Belém lançou pela Polidor um disco com o título  de TAMBATAJÁ, incluindo essa canção de Waldemar e homenageando-o, no Teatro Amazonas, com um show homônimo. A interpretação mereceu elogios da crítica  e a total aceitação do público da MPB.  Diante disso, ele não poderia prever que ficaria sem receber os direitos autorais cabíveis. Aliás, várias obras de Waldemar Henrique vêm sendo consideradas folclóricas, mesmo pelas editoras.  Isso, além dos prejuízos econômicos que causa, concorre para certo desconhecimento do compositor como responsável por obras-primas injustamente consideradas “de domínio público”.
Ainda em 1976, Waldemar foi nomeado para o Conselho Estadual de Cultura do Pará e para a Academia Paraense de Letras; e sete das músicas incluídas no álbum nº 1 da série Música Popular do Norte, pela Marcus Pereira, eram de Waldemar Henrique. (No mesmo  álbum, a canção QUERER BEM NÃO É PECADO foi creditada a ele, mas seu autor é Oswaldo de Souza).
Apesar do trabalho exaustivo no Teatro da Paz e do agravamento da doença da vista, Waldemar Henrique ainda participou de encontros de compositores, artistas e pesquisadores e MPB, e recebeu homenagens: a Embrafilme fez um documentário sobre sua vida e obra; o Ministério da Educação e Cultura lançou um concurso de monografias a respeito do mesmo tema ( vencido por O CANTO DA AMAZÔNIA, do crítico mineiro Claver Filho).
Finalmente, no centenário do Teatro da Paz, - 15 de fevereiro de 1978 -, suas portas foram reabertas, concretizando-se um grande sonho do compositor paraense (que, aliás, também aniversariava). Entre as músicas do concerto de reabertura estava TAMBATAJÁ. Mas, ao se descerrar a placa comemorativa, faltava o nome do atual diretor.  O nome de quem mais lutou para, como o feiticeiro do boi-bumbá, devolver vivo o que lhe fora entregue morto. Faltava o nome de WALDEMAR HENRIQUE DA COSTA PEREIRA
                                                                   TAMBATAJÁ

Tambatajá
Me fez feliz
Que meu amor seja só meu
De mais ninguém
Assim o índio carregou sua “macuxi”
Para o roçado
Para a guerra
Para a morte
Assim carregue o nosso amor
A boa sorte
Que ninguém mais possa beijar
O que beijei
Que ninguém mais possa afagar
O que afaguei
Nem possa olhar dentro dos olhos
                                                                       Que olhei.     





CARMEN MONARCHA

. Espetáculo "Músicas de sempre" , Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, maestro Miguel Campos Neto.Theatro da Paz, outubro de 2015. Idealizado pelo Secretário de Cultura de Belém do Pará, Sr Paulo Chaves.
Essa canção do compositor paraense Waldemar Henrique, tem um lugar importante no repertório e no coração de Carmen Monarcha , pois sua mãe a cantava como canção de ninar em sua infância. Arranjo original de Robenare Marques.


      MEMORIAL



  TEATRO EXPERIMENTAL WALDEMAR HENRIQUE


Fonte: NOVA HISTÓRIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
ABRIL CULTURAL -1979
Imagens: GOOGLE
Vídeos: YOUTUBE


Nenhum comentário:

Postar um comentário