terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

ESCOLAS DE SAMBA - JULGAMENTO DOS QUESITOS




DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA – JULGAMENTO

Em toda a história dos desfiles, raros resultados trouxeram satisfação e concordância entre os concorrentes. Por isso, a escolha do corpo de jurados tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil, porque sempre existiram juízes inteiramente despreparados para julgar o que viam num desfile. Como exemplo, o caso da jurada que deu nota 2 ao samba-enredo Rio Grande do Sul na festa do Preto Forro, da Unidos de São Carlos, porque a letra registrava o folclore “ você me chamou de moleque/ Moleque é tu”. Ignorando que a transcrição na íntegra do achado folclórico fora um dos principais objetivos do samba, a jurada se escandalizara com aquela “concordância”.
Outro exemplo de despreparo flagrante é o da jurada que em 1965 deu nota 6 ao mestre-sala e 8 à porta-bandeira da Imperatriz Leopoldinense. Só que a escola não havia apresentado nenhum dos dois. Para impedir calamidades como essas, os juízes dos concursos de escolas de samba do carnaval carioca recebem um bê-a-bá dos quesitos a serem julgados. Ao todo, são nove:

ENREDO

O desfile de escolas de samba tem sido comparado a uma ópera, pois também utiliza o canto como meio de expressão do texto. O enredo se desenvolve na avenida, com música, fantasias e alegorias. A rigor, sua qualidade não entra em julgamento, mas sim a maneira como se desenvolve. Há porém uma exigência: o tema deve ser nacional e jamais ter conotações comerciais.
A partir da escolha do enredo é que se iniciam os preparativos para o desfile. Até a década de 50, predominaram os temas baseados na História do Brasil, tal como sido contada pelos brancos. Em 1959, porém descobriu-se um filão praticamente inesgotável: o negro. Esse tema, lançado pela Salgueiro, foi de imediato adotado por outras escolas. Alimentando-se da cultura popular, os desfiles reviveram lendas e heróis quase esquecidos. Em 1963, ainda por iniciativa da Salgueiro, a personagem feminina acabou recebendo seu quinhão nessa redescoberta de valores nacionais. Vieram Chica da Silva, Dona Beja, Zaquia Jorge e Carmen Miranda. Em 1974, Joãozinho Trinta, também da Salgueiro, aventurou-se pelas histórias infantis, de onde retirou o enredo  O REI DA FRANÇA NA ILHA DA ASSOMBRAÇÃO. Em 1976 – quando predominavam na avenida variações sobre temas religiosos afro-brasileiros -, o mesmo Joãozinho Trinta ( então na Beija-Flor) surpreendeu o público e jurados com outra inovação: homenageava o jogo do bicho. Ganhou o título nesse ano, mantendo-o nos dois seguintes. Já então enveredava pelo caminho do fantástico – tendência que vem caracterizando os desfiles cariocas no final da década de 70.

SAMBA-ENREDO

O regulamento a respeito deste quesito é bastante flexível, exigindo apenas que o samba se atenha à essência do tema. Até meados da década de 40, a desvinculação era total; na de 50, porém, o samba teve por obrigação descrever todo o enredo, o que transformou a tarefa dos compositores num intricado (e por vezes infeliz) malabarismo verbal. Nos anos 60, essa rigidez desapareceu, mantendo-se apenas a vinculação ao essencial. Isso possibilitou uma difusão maior do samba-enredo, que passou a ser cantado pelo povo nas folias de rua e chegou até os salões. Segundo Sérgio Cabral, o bom samba-enredo é aquele que, além de se revelar bonito e adequado ao tema, não tem erros (como a tônica da palavra se contrapondo à tônica da música) nem descompassos.


HARMONIA

Este quesito exige, em primeiro lugar, que canto e ritmo sejam contínuos e inalterados. Existem algumas situações capazes de prejudicar a harmonia ou mesmo aniquilar um desfile: é quando as alas “atravessam” o canto ( um setor da escola canta uma estrofe enquanto outro já está na estrofe seguinte) ou “atravessam” o ritmo (desajuste entre bateria e canto).
Outro momento perigoso é quando um destaque excessivamente vaidoso ou um malabarista eufórico impede o avanço das alas. Para que isso não aconteça, existem os meticulosos e severos diretores de harmonia e alas.

COMISSÃO DE FRENTE

É o cartão de visita das escolas, responsável por sua apresentação.



MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA

Originalmente figuras importantes dos blocos e ranchos, o mestre-sala e a porta-bandeira passaram a integrar as escolas de samba a partir de 1928. Sua evolução malemolente vem da época dos blocos que , ao se cruzarem na rua, tentavam arrebatar as bandeiras uns dos outros. Então, em meio aos gestos cerimoniosos, o mestre-sala realizava um hábil jogo de corpo para defender sua porta-bandeira. E assustava os atacantes mais afoitos fazendo rebrilhar lâminas engastadas entre as plumas de seu leque. Afora tais entreveros, seu desempenho foi discreto até a década de 30: ao mestre-sala eram proibidos saltos e acrobacias, enquanto a porta-bandeira – sempre de baiana – ainda não rodopiava, limitando-se a portar com elegância a bandeira de sua escola. Mas o rigor diminuiu, acarretando, por vezes malabarismos exagerados. Alguns pares, no entanto, souberam atingir a medida exata, como Hélio Laurindo da Silva (Delegado) e Neide da Mangueira, os grandes favoritos da avenida.  Segundo Delegado, para um bom mestre-sala são essenciais as seguintes qualidades: saber balé, ter preparo físico e ser muito bem-educado.

FANTASIA

Assim como a alegoria e o adereço, as fantasias devem ilustrar o enredo. Há uma hierarquia a ser respeitada: as fantasias mais importantes são as de porta-bandeira, mestre-sala e da comissão de frente, que têm notas próprias. No entanto, desde o início da década de 60, surgiu a figura do destaque – fantasia extremamente luxuosa portada por alguém rico ou famoso. No início predominavam as fantasias “nobres”, imperando  então os mantos, pedrarias e arminhos. Aos poucos a roupa foi escasseando, até se chegar ao reinado do biquíni, enquanto aumentavam os arranjos na cabeça, que é o que mais aparece. Como a visão do conjunto prevalece sobre a vontade individual, a ação do figurinista esbarram em susceptibilidades e preconceitos, que tornam sua tarefa complexa e delicada – porque a fantasia é muito importante para o sambista; mais do que um quesito, ela é a possibilidade de transfiguração. Uma ilusão de poder a que tampouco escapam os destaques.



EVOLUÇÃO

Um dos principais responsáveis pelo desempenho de uma escola de samba na avenida, o diretor de harmonia deve dispor as alas e vigiar sua evolução, adequar a dança ao canto e ao ritmo. Os diretores de alas dividem com ele essa responsabilidade, nem que seja por meio de palavrões e, medida extrema, usando um bastão com que cutucam os passistas excessivamente entusiasmados com a própria evolução. Devem evitar a todo custo os buracos – espaços de 4 ou 5 metros em branco – e manter a agilidade desse caudal humano que atinge seu ponto máximo de movimento e força ao desembocar diante da cabina dos jurados.

BATERIA

É da bateria que vem a  pulsação do desfile. Nela, cada instrumento tem sua função: o surdo marcador é a base; o surdo de repique dá o contraponto e completa o ritmo de sustentação; o repinique, as caixas e taróis desdobram o ritmo e criam as variações. A esses instrumentos básicos foram acrescentados outros, com o passar do tempo: cuícas, tamborins, chocalhos, agogôs, reco-recos, frigideiras, pratos de louça e de banda. Outro elemento fundamental da bateria é o diretor, que deve ter ouvido impecável  e indiscutível autoridade. Cada escola tem sua batida, embora já esteja ocorrendo uma descaracterização – isso começou quando Mestre André introduziu inovações na bateria da Padre Miguel (paradinhas e variação de cadência), logo adotadas pelas outras escolas. A segunda causa da descaracterização é o tempo obrigatório de desfile que acelerou a cadência rítmica das baterias e praticamente as uniformizou.

ALEGORIA E ADEREÇO

Funcionam como complemento do enredo. Mais que luxo e riqueza, o que conta é o impacto. Quando as escolas entram na avenida, tudo reluz: desde os sambistas até os mais rebuscados carros alegóricos. Para estes, há uma limitação de até quatro com , no máximo, 6 metros de altura e 5 de largura, por escola. Não há número fixo para carros menores. Excelente recurso para preencher espaços, as alegorias de mão, por sua vez, têm sido profusamente utilizadas.


“QUEM NÃO GOSTA DE SAMBA,
BOM SUJEITO NÃO É...
É RUIM DA CABEÇA
OU DOENTE DOS PÉS”
Dorival Caymmi


FONTE: NOVA HISTÓRIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
ABRIL CULTURAL - 1979

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