AQUECIMENTO E DESAQUECIMENTO VOCAL
Cantar é uma atividade física, muscular e racional, na qual há um gasto
real de energia. Podemos até definir o canto como uma atividade esportiva, onde
são necessários treino, alimentação adequada e concentração.
Impostar a Voz é saber usá-la de forma correta, adequada; saber respirar
corretamente, emitir o som sem esforço, obter o melhor rendimento vocal com o
mínimo de esforço.
O canto é um trabalho físico moderado onde há um consumo quatro vezes
maior de energia quando comparado ao repouso. Desta forma, para cantar
precisamos estar descansados, alimentados e bem treinados. Além disto, precisamos preservar a saúde
vocal nos exercitando e aprimorando.
Além dos fatores de higiene vocal, dois fatores são essenciais para a
garganta do sucesso vocal: o aquecimento e o desaquecimento vocal.
O aquecimento é essencial para todo cantor de qualquer estilo musical,
já que as pregas vocais são músculos, e como todo músculo precisa ser aquecido
antes de uma atividade mais intensa. Os exercícios mais apropriados para o
aquecimento vocal são os de respiração profunda intercalando nariz e boca; os
de postura corporal que promovem alongamento da coluna; os de abertura ampla de
boca para alongamento da musculatura; os de movimentação de lábios, língua,
bochecha e palato; os de vibração de ponta de língua em escalas ascendentes; os
de “Humming” pra explorar cavidades
de ressonância, entre outros. Estes exercícios devem ser realizados antes das
apresentações ocupando um tempo em torno de 10 a 15 minutos.
O aquecimento vocal é conhecido entre os cantores e profissionais da
voz, enquanto que o desaquecimento é pouco conhecido e seguido, embora sua
importância seja da mesma dimensão. Após o canto, o cantor produz uma voz num pitch (frequência grave-agudo) mais
elevado e com um loudness
(intensidade forte-fraco) muito forte. Sendo assim a primeira forma de
desaquecimento é ficar em silêncio total pelo menos 5 minutos após o término da
apresentação. O silêncio promove a quebra do padrão da voz cantada, fazendo com
que a voz volte ao pitch e loudness original. Os exercícios de desaquecimento são aqueles
que promovem o relaxamento das pregas vocais, e só devem ser realizados após o
canto e nunca antes dele. São eles:
massagem digital na laringe com movimentação e deslocamento lateral; movimentos
circulares na cartilagem tireoide; movimentos
verticais na frente do pescoço, apertos na região da nuca e trapézio;
vibração de ponta de língua em escalas descendentes e “humming” em escalas descendentes procurando sempre a região grave.
Os exercícios devem ser feitos com suavidade, pouca intensidade e pouco volume.
A respiração também pode ser adequada através de exercícios inspiratórios e
expiratórios de relaxamento, que se adequem para a utilização na voz falada.
O cantor é o profissional da voz, e é ela – a voz – o seu instrumento de
trabalho, por isso, preservar e aprimorar as qualidades vocais são essenciais
para o bom funcionamento do mesmo.
CONSELHOS
Para cantar não é necessário aspirar
muito ar, sem saber como emiti-lo com economia. O excesso de ar oprime e
incomoda o cantor
As inspirações muito profundas não
deverão ser praticadas a não ser nos exercícios respiratórios. Estes têm por
objetivo chegar a dominar o mecanismo da respiração e submetê-la ao controle da
vontade.
Todo ar deve transformar-se em som. É
uma questão de dosagem; e é também o segredo de vozes puras, cristalinas.
Quando o ar sai dos pulmões em excesso, forma-se um véu sobre a voz, semelhante
ao ruído da agulha sobre o disco. Cuide sempre para que a expiração termine com
o som.
É inútil esvaziar-se depois de uma
frase cantada. O ar retido nos pulmões permitirá efetuar uma pequena inspiração
antes de prosseguir.
Na fala ou no canto, o costume de
pensar no ar, ajudará a não encontrar nunca a falta dele.
Cultive a “mentalidade
profissional” que busca sempre a perfeição, num esforço contínuo para melhorar.
Fonte: Andrea Luz Wiltenburg-CRF 5818 –
Canto Livre- Maio a Dezembro de 1998
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