TRABALHO
RESPIRATÓRIO
Exercícios
respiratórios - desde que bem feitos –
servem para garantir uma boa oxigenação do sangue, favorecem a concentração
para qualquer atividade, tranquilizam e promovem uma verdadeira massagem
interna em nosso abdômen, auxiliando o correto funcionamento de nossos órgãos
internos.
Normalmente devemos
inspirar pelo nariz, pois os cílios e as mucosas internas aquecem, filtram e
umedecem o ar que está entrando. No canto, muitas vezes temos que inspirar pela
boca pela necessidade de agilidade e velocidade entre frases e figuras
musicais. O que devemos ter sempre em mente é que nossa garganta precisa ficar
muito hidratada: beba muita água e, se possível, leve uma garrafinha para o
ensaio e dê umas bicadinhas de 5 em 5 minutos.
Em nosso tronco temos
2 bexigas – nossos dois pulmões -, que
vão se encher de ar quando inspiramos e
se esvaziar quando expiramos. Não pense em enchê-los totalmente na inspiração,
nem em forçar a expiração até o último “arzinho”. Deve-se deixar o ar entrar
sem fazer muita força, como se a barriga também se enchesse de ar e sentindo
também as costelas se expandindo.
Abaixo dos nossos
pulmões temos um músculo em forma de cúpula chamado DIAFRAGMA; ele está ligado
às costelas por toda a volta de nosso abdômen,
se abaixando quando os pulmões se enchem e subindo quando os pulmões se
esvaziam. Quando soluçamos, tossimos ou espirramos , sentimos mais intensamente
sua atuação pelos espasmos que esses eventos provocam em nossa musculatura.
ALGUNS
EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS
a)
Massageie
bem a região das costelas, na frente, dos lados e também atrás;
b)
Deite-se
e coloque um livro sobre a região do umbigo,
respire fazendo o livro subir e descer.
c)
Espalme
suas mãos na região da cintura, fazendo uma pequena pressão contra suas
costelas. Inspire pensando em fazer uma pressão contrária para fora. CUIDADO:
NÃO ELEVAR OS OMBROS, NEM TENCIONAR O PESCOÇO.
d)
Solte
todo o ar, inspire gostoso, pensando em encher as costelas ( como que de baixo
para cima); mantenha as costelas
“infladas” enquanto solta o ar em SSSSSSSSSS(longo e contínuo, sempre
uniforme e cada vez mais suave), depois em SSSSS ( em staccato – bem curto, preciso e seco).
e)
Preparando
sempre a respiração da forma anteriormente descrita, inspire gostoso em BBRRR e
TRRRR – sempre de forma suave, fazendo desenhos melódicos ascendentes e
descendentes.
f)
Brinque
com combinações vogais:
A – PA TA CA BA DA
GA FA SSA XA VA ZA JÁ MA NA NHA
É - PÉ TÉ KÉ BÉ DÉ GUÉ FÉ SSÉ XÉ VÉ ZÉ JÉ MÉ NÉ NHÉ
E - PÊ TÊ KÊ BÊ
DÊ GUÊ FÊ SSÊ XÊ VÊ ZÊ JÊ MÊ NÊ NHÊ
I - PI TI KI BI
DI GUI FI SSI XI VI
ZI JI MI
NI NHI
Ó PÓ TÓ KÓ BÓ DÓ GÓ
FÓ SSÓ XÓ VÓ ZÓ JÓ MÓ NÓ NHÓ
Ô PÔ TÔ KÔ BÔ DÔ GÔ
FÔ SSÔ XÔ VÔ ZÔ JÔ MÔ NÔ NHÔ
U – PU TU
KU BU DU GU
FU SU XU
VU ZU JU MU UN NHU
NUNCA CHEGUE AO SEU LIMITE DE AR.
PARE ANTES, GARANTINDO A QUALIDADE DA EMISSÃO E TENTANDO EMPURRAR SEU LIMITE
CADA VEZ MAIS PARA FRENTE.
PROCURE SEMPRE “FOCAR” O SOM, NÃO
DEIXÁ-LO SAIR DE QUALQUER JEITO, PARA QUALQUER LADO. DIRECIONE-O COM OS LÁBIOS,
LEMBRE-SE DA ABERTURA INTERNA DA BOCA PARA O SOM RESSOAR E DA EXTERNA (NO
SENTIDO VERTICAL) PARA PROJETÁ-LO.
PARA CONTROLE DA PERMEABILIDADE NASAL
1)
a) Inspire profundamente pela narina
direita, apoiando o polegar sobre a narina esquerda para fechá-la.
b) Retenha o ar fechando as duas
narinas, com o polegar e o indicador.
c) Destape a narina esquerda e expire
por ela.
d) Suspenso
e) Aspire profundamente pela narina
esquerda. Tape-a novamente e expire pela direita.
f) Suspenso.
este
exercício é excelente pela massagem que
provoca nas fossas nasais; é um dos mais
antigos exercícios dos Yoga, da Índia, que lhe atribuem efeitos maravilhosos para
limpar o cérebro e purificar o sistema nervoso. Seu ritmo deve ser regido pelas
batidas do coração : a inspiração durará 6 batidas, o suspenso 3, a expiração 6
e o suspenso 3.
2)
Várias expirações e inspirações profundas, movimentando ao máximo a caixa
torácica, e sem levantar os ombros.
3)
a) Inspire profundamente (ampla e
silenciosamente, como ao inspirar o perfume de uma flor; as narinas se abrem
amplamente, as costelas se separam e o
diafragma desce.
b) Instante de suspenso
c) Aproximando os lábios como para
assobiar, envie um pequeno jorro de ar, no dorso da mão. O jorro de ar deve ser frio e compacto; se
for quente , isso indica que o ar passa em excesso.
A expiração que durará 30 segundos
deve ser feita sem tropeços.
4)
Repita o exercício conforme parte
a) e b).
Na parte c) solte o ar em sssssss.
5) Repita o exercício conforme
parte a) e b).
Na parte c) expire em zzzzzzzzzzzz (
o Z francês como o zumbido de uma abelha).
Nenhum comentário:
Postar um comentário