A Antiguidade
Quando nasceu a música? - Como as primeiras
manifestações musicais não deixaram vestígios, é praticamente impossível
responder. Alguns estudiosos nem tentam; outros enfrentam o problema com base
naquilo que se sabe sobre a vida humana na Pré- história e preenchem as lacunas
com certa dose de imaginação. Mas nenhuma hipótese diz com exatidão o momento
em que os primitivos começaram a fazer arte com os sons.
Ao que parece, o homem das cavernas dava à sua
música um sentido religioso. Considerava-a um presente dos deuses e
atribuía-lhe funções mágicas. Associada à dança, ela assumia um caráter de
ritual, pelo qual as tribos reverenciavam o Desconhecido, agradecendo-lhe a
abundância da caça, a fertilidade da terra e dos homens. Com o ritmo criado -
batendo as mãos e os pés -, eles buscavam também celebrar fatos da sua
realidade: vitórias na guerra, descobertas surpreendentes. Mais tarde, em vez
de usar só as mãos e os pés, passaram a ritmar suas danças com pancadas na
madeira, primeiro simples e depois trabalhadas para soarem de formas
diferentes. Surgia, assim, o instrumento de percussão.
Os barulhos da natureza deviam fascinar o homem
desses tempos, dando-lhe vontade de imitar o sopro do vento, o ruído das águas,
o canto dos pássaros. Mas, para isto, o ritmo não bastava, e o artesanato ainda
não permitia a invenção de instrumentos melódicos. De modo que estranhos sons
tirados da garganta devem ter constituído uma forma rudimentar de canto, que,
junto com o ritmo, resultou na mistura de palmas e roncos, pulos e uivos,
batidas e berros. Era o que estava ao alcance do homem primitivo. E terá sido
um estilo que resistiu a séculos.
Contudo, segundo os atuais conceitos de música,
essas tentativas de expressão foram demasiadamente pobres para se enquadrarem
na categoria de arte musical. Mas, do ponto de vista histórico, elas tiveram
uma importância enorme. Porque a sua rítmica elementar acompanhou o homem à
medida que este se espalhava sobre a Terra, formando culturas e civilizações. e
evoluiu com ele, refletindo todas as transformações que a humanidade viveu até
chegar a ser como é agora.
OS PRIMEIROS ELEMENTOS
A noção que hoje se tem da música como "uma
organização temporal de sons e silêncios" não é nova. Civilizações muito
antigas já se aproximaram dela, descobrindo os elementos musicais e
ordenando-os de maneira sistematizada. Os historiadores têm encontrado
inscrições as quais indicam que um caráter nitidamente ritualístico impregnava
a maior parte da criação musical da Antiguidade.
Por muito tempo as formas instrumentais
permaneceram subdesenvolvidas. Predominava a música vocal. Essa forma,
adicionando à música o reforço das palavras, era mais comunicativa e as pessoas
assimilavam-na melhor. Assim se explica o grande desenvolvimento que atingiu
entre os antigos.
Os povos de origem semita cultivavam a expressão
musical, tornando-a bastante elaborada. Os que habitavam a Arábia,
principalmente, distinguiram-se pela criatividade. Possuíam uma ampla variedade
de instrumentos e dominavam diferentes escalas. Segundo parece, tocavam
sobretudo para dançar, pois foi entre eles que surgiu a "Suíte de
Danças", um gênero que sobrevive ainda hoje.
A Bíblia mostra que também os judeus tinham a
música como hábito. Davi fala sobre ela nos "Salmos", e diversas
outras passagens bíblicas contêm menções a respeito.
Na China, o peculiar era a própria música, devido à
sua monumentalidade. Os chineses utilizavam nada menos que 84 escalas (o
sistema tradicional da música ocidental dispunha de apenas 24). a variedade da
sua instrumentação era imensa. E já por volta do ano 2255 a.C. o domínio sobre
a expressão musical atingia tal perfeição entre eles, que sua influência se
estendia por todo o Oriente, moldando a música do Japão, da Birmânia, da
Tailândia e de Java.
A LIRA E A LÍRICA NA GRÉCIA
Mas indiscutivelmente, foram os gregos que
estabeleceram as bases para a cultura musical do Ocidente. A própria palavra
música nasceu na Grécia, onde "Mousikê" significa "A Arte das
Musas", abrangendo também a poesia e a dança. O ritmo era o denominador
comum das três artes, fundindo-as numa só. Dessa forma a Lírica era um gênero
poético, mas seu traço principal era a melodia e até seu nome deriva de um
instrumento musical - a Lira. Como os demais povos antigos os gregos atribuíam
aos deuses sua música, definindo-a como uma criação integral do espírito, um
meio de alcançar a perfeição.
Seu sistema musical apoiava-se numa escala
elementar de quatro sons - o Tetracorde. Da união de dois tetracordes
formaram-se escalas de oito notas, cuja riqueza sonora já permitia traçar
linhas melódicas. Estas escalas mais amplas - os Modos - tornaram o sistema
musical grego conhecido posteriormente como Modal.
O canto prendia-se a uma melodia simples, a
Monodia, pois os músicos da Grécia ignoravam as combinações simultâneas de sons
(harmonias). Mas nem por isso deixavam de caracterizar com seus Modos um
sentido moral - o Ethos -, tornando os ritmos sensuais, religiosos, guerreiros,
e assim por diante.
Uma vez que os ritos religiosos quase não mudavam,
conservando a tradição, com o tempo criaram-se melodias-padrão, muito fáceis e
conhecidas de todos. Eram os Nomoi, cujo acompanhamento se fazia com a Cítara e
o Aulos. A cítara descendia da lira e, como ela, tinha cordas. O Aulos era um
instrumento de sopro, ancestral do nosso oboé.
Partindo dos Nomoi, a música da Grécia evoluiu para
a lírica solista, o canto conjunto e o solo instrumental. Depois, vieram as
grandes tragédias inteiramente cantadas, que marcaram o apogeu da civilização
helênica (do século VI ao século IV a.C.).
Daí por diante, a decadência do povo encaminhou a
música da Grécia para o individualismo e o culto às aparências. Parecendo
prever a dominação que lhes seria imposta pelos romanos, os gregos ironizavam a
sua própria destruição.
EM ROMA, A ARTE DA CÓPIA
A cultura dos romanos era muito menor do que o seu
poderio, de maneira que a conquista da Grécia lhes veio bem a calhar: a
avançada civilização grega oferecia-lhes tudo o que não tinham em ciência, arte
e refinamento.
Recolhendo os melhores elementos do patrimônio
grego, trataram de copiá-los com capricho e depois apresentarem-nos como
produto próprio entre os demais povos que tinham sob seu domínio. Mas não foram
muito além desse trabalho de divulgação.
Particularmente no caso da música, Roma quase nada acrescentou
àquilo que se havia desenvolvido na Grécia. Sua contribuição ao progresso
musical destacou-se, contudo, pela invenção de alguns instrumentos como a Tíbia
(uma espécie de gaita-de-foles), a Tuba (precursora do trombone) e um órgão
primitivo, provavelmente hidráulico ou pneumático. Entretanto, parece que esse
órgão não era original. Alguns pesquisadores afirmam que um egípcio chamado
Ctesíbio já havia criado um aparelho do mesmo tipo dois ou três séculos antes
da era cristã.
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