INSTRUMENTOS DE
PERCUSSÃO
BUMBO –PRATOS-
TAMBOR- TIMBALES – TRIÂNGULO- BALO - BATERIA- CARRILHÃO - CASTANHOLAS - - MARACA -ATABAQUE - BONGO - CONGA- SINO - TUBOFONE- XILOFONE
BUMBO
O bumbo é um tambor
imenso que produz os sons sob o impacto da batida de uma ou duas baquetas
(varas) de madeira. Já existia na antiguidade, em proporções ainda maiores. O
instrumento era tão grande que exigia duas pessoas para tocá-lo: uma
carregava-o nas costas e a outra dava os golpes com as baquetas. Alguns autores
afirmam que foi Rossini quem o introduziu na orquestra: outros dizem que foi
Spontini.
Numa bateria fica no centro ao chão. É percutido por uma maceta acionada através de um pedal; pode ter pedais duplos. O bumbo é o coração da bateria, é ele quem dá as batidas mais graves, e constantes que ajudam na formação do ritmo.
O bumbo utilizado em orquestras, conhecido como bumbo sinfônico ou gran cassa possui dimensões bem maiores e fica normalmente apoiado sobre um cavalete ou carrinho, com a membrana em ângulo de aproximadamente 45 graus com o piso, é percutido por macetas acionadas com a mão.
Numa bateria fica no centro ao chão. É percutido por uma maceta acionada através de um pedal; pode ter pedais duplos. O bumbo é o coração da bateria, é ele quem dá as batidas mais graves, e constantes que ajudam na formação do ritmo.
O bumbo utilizado em orquestras, conhecido como bumbo sinfônico ou gran cassa possui dimensões bem maiores e fica normalmente apoiado sobre um cavalete ou carrinho, com a membrana em ângulo de aproximadamente 45 graus com o piso, é percutido por macetas acionadas com a mão.
PRATOS
Este instrumento,
também chamado de címbalo, nasceu no Oriente, e é formado por dois discos de
metal (liga de bronze e estanho). Quanto mais grossos seus pratos, mais agudo
seu som; quanto maior seu diâmetro mais grave a sonoridade. Os pratos são
tocados com uma baqueta (pequena vara de madeira) de tambor. Em “ A queda de
Tróia”, Berlioz conseguiu um efeito surpreendente, comovedor com tremidos de címbalos.
TAMBOR
Bem menor do que o
bumbo, este instrumento de percussão é tocado com dois pauzinhos que ao baterem
numa membrana de pele produzem as vibrações. Originário do Oriente, apareceu na
Europa em fins da Idade Média. Mas desde a antiguidade já era conhecido.
TIMBALES
Conhecidos desde a
antiguidade, são formados por uma caixa semi-esférica de cobre, com a parte de
cima revestida de pele de animal. Sempre são usados dois ou três deles. Podem
ser afinados com exatidão e de várias maneiras, durante a execução – o que não
ocorre com os outros instrumentos de percussão.
TRIÃNGULO
O triângulo é composto por uma vara de aço, dobrada
em forma triangular, com um dos ângulos aberto. É tocado com um pequeno martelo
de metal. O triângulo - assim como os
pratos, o gongo, as castanholas e outros instrumentos de percussão - é usado para a produção de efeitos especiais, sem altura definida do
som.
BALO
O Balo é um instrumento do ocidente africano com
barras de madeira. Cada barra tem seu tamanho e tom próprio, diferente das
outras. Possuem uma cabeça sonora que produz um som alto e forte. Os balos são usados junto com a bateria e é
um instrumento muito importante em cerimonias oficiais e festas de aldeias.
BATERIA
Conjunto de instrumentos de percussão, seja no
âmbito da orquestra, seja no grupo musical.
1- Prato de condução; 2- Surdo; 3- Tom-Tom; 4- Bumbo; 5- Caixa; 6- Chimbal
(outros acessórios: prato de ataque, prato chinês- Pandeirola- Bloco sonoro- campana)
CARRILHÃO
(do latim
quadrillo, jogo de quatro) – Conjunto de lâminas ou tubos de metal (a princípio
apenas quatro, mas atualmente, variando entre trinta e cinquenta), ordenados de
tal maneira que formem uma escala passível de execução de melodias. Essas
lâminas estão dispostas numa armação e são percutidas por uma espécie de
martelo. A percussão também pode ser feita por mecanismo de teclado.
Os carrilhões
apareceram no século XV na Europa, quando os construtores de sinos conseguiram
aperfeiçoar a sua arte, de modo a conseguir que cada sino reproduzisse um tom
exato. Os carrilhões são normalmente alojados em igrejas ou conventos, e são um
dos maiores instrumentos do mundo.
O Carrilhão
sinfônico ou de orquestra é formado por tubos ocos de diferentes tamanhos,
soando diferentes alturas de notas. São dispostos no sentido vertical e a
batida é feita através de uma baqueta na extremidade superior do carrilhão.
CASTANHOLAS
Instrumento de
percussão usado para acentuar o ritmo. Consta de duas peças de madeira, marfim
ou ébano que, ligadas entre si e aos dedos ou pulsos do tocador por um cordel,
batem uma na outra. Não obstante identificadas hoje com a música espanhola, as
castanholas são de origem oriental e já eram conhecidas na Roma Antiga.
Atualmente são utilizadas em trabalhos orquestrais.Em qualquer par de
castanholas há uma que tem o som mais agudo do que a outra.
MARACÁ
( MARACA, MARACAXÁ,
BAPO, XUATÉ)
Instrumento de percussão dos índios do Brasil e
outros países americanos. É um idiofone de agitamento.Em geral é feito de uma
cabaça seca, em cujo interior se colocam pedras ou sementes secas, grãos, arroz
ou areia grossa. Normalmente são tocadas aos pares, lentamente.
ATABAQUE
Atabaque é
um instrumento musical de percussão afro-brasileiro. O nome se originou do termo árabe al-Tabaq, que significa "prato".
Constitui-se de um tambor cilíndrico ou ligeiramente
cônico, com uma das bocas coberta de couro de boi, veado ou bode..
Podem haver três sistemas
principais de tensionamento do couro: por cordas e cunhas, por ferragens (à
semelhança das congas cubanas)
ou por birro (à semelhança do Sabar senegalês, do Kpanlogo ganês, entre outros tipos de tambores
africanos).
É tocado com as mãos, com duas baquetas, ou por vezes com uma mão e uma baqueta, dependendo
do ritmo e do tambor que está sendo tocado. Pode ser usado em kits de percussão
em ritmos brasileiros, tais como o samba e
o axé music.
BONGÔ
Instrumento musical do tipo membranofone, composto por dois
pequenos tambores unidos
entre si.
Em
geral abertos na extremidade oposta da pele e o corpo é geralmente cônico e
constituído de várias peças de madeira encaixadas e presas por um ou mais anéis
metálicos, numa construção semelhante a um barril. Encontram-se também menos frequentemente, bongôs que
são feitos de uma única peça de madeira escavada ou de meia seção de um coco ou
cabaça.
Um
dos tambores tem um diâmetro um pouco maior do que o outro. Embora não
tenham altura definida, a
tensão da pele pode ser ajustada para obter a faixa de alturas desejada. A
diferença de tamanho faz com que um dos tambores seja mais grave do que o outro.
A pele utilizada pode ser de gado, cabra ou mula.. Antigamente, a pele era
pregada ao casco. Hoje, o sistema de afinação é feito através de aros de metal
e parafusos.
Há controvérsias sobre a origem dos bongôs. Tambores
semelhantes existem no Egito, no oriente médio,
onde são conhecidos por marwas e em Marrocos onde
são chamados de Tbila. Também Tabla utilizadas na música indiana tem
parentesco distante com os bongôs. Em sua forma moderna, surgiu no final
do século XIX na província de Oriente, em Cuba.
CONGAS
Conga é
um tambor semelhante ao "atabaque" usado em par ou trio, podendo ser
sustentado por suportes, caso o instrumentista queira tocar em pé. O
instrumento possui um casco cônico ovalado, quase como um barril (o que o
diferencia do atabaque que tem casco cônico ou cilíndrico).
Este instrumento musical de
origem cubana ecoa um som médio grave, e sua forma cônica
ovalada foi historicamente originada da utilização de barris sem tampas com
peles esticadas em uma das "bocas" do barril através de cordas,
modelo utilizado até início do século XX. Posteriormente, em meados do século
XX, foi aperfeiçoado este acabamento para o modelo atual, no qual a pele é
esticada por canoplas e grampos. Os movimentos para execução de qualquer toque
acontecem na articulação do pulso. Em geral, a pele utilizada na conga é de
couro de búfalo, por ser mais grossa e permitir uma sonoridade.
SINO
Instrumento
apropriado para ser colocado em torres e campanários, normalmente de bronze,
que, ao ser percutido por uma peça interior, chamada badalo, ou por um martelo
exterior, produz sons de intensidades diversas. É um instrumento de percussão e
um idiofone.
TUBOFONE
Instrumento de
percussão derivado do glockenspiel
alemão. Constitui-se de uma série de tubos graduados, a fim de que possam
produzir uma escala mais ou menos desenvolvida. Embora com timbre semelhante ao
dos sinos, sua sonoridade é menos intensa.
XILOFONE
Instrumento de percussão que consiste em uma
série de pedaços de madeira dura, de tamanhos diferentes – colocadas em
fileiras, de maneira análoga às teclas de um piano. As teclas mais graves estão
a esquerda do executante, e em direção à direita, as notas vão se tornando mais
agudas. Há uma sequência de placas
em primeiro plano que equivalem às teclas brancas do piano (notas naturais) e,
em segundo plano um pouco mais elevadas, as placas de madeira que equivalem às
teclas pretas do piano (notas acidentadas).Sob cada placa de madeira, há um tubo de ressonância geralmente em alumínio, que dá corpo ao som. Estas, quando percutidas com baquetas, com cabeças produzem vários sons. É um idiofone percutido.
Entre os instrumentos que se podem considerar como xilofone estão a Marimba que
possui mais teclas de madeira mais larga, numa área mais grave; e o Balafon,
originário da África, com reduzido número de madeiras e na solução de cabaças
para os ressonadores.
Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo –
04.07.1982 (suplemento feminino)
Canto
Livre – edições de 1998/1999 (Alexandre Thadeu
– Julio Ney –
Walkiria
V. Luz)
A
Arte da Música –Editora Abril
Enciclopedia Wikipedia
Imagens: Google
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