INSTRUMENTOS DE
SOPRO – METAL
Instrumentos de sopro com embocadura e corpo em metal, com um timbre mais
agressivo.
TROMPA – TROMBETA OU TROMPETE–
TROMBONE- TUBA - CORNETA- CORNETIM- GAITA DE BOCA - GAITA DE FOLES
TROMPA
De latão, bronze,
cobre, prata ou outro metal – como a maioria dos instrumentos de sopro feitos
desse material, ele é formada por uma boquilha e um tubo enrolado, que termina
num pavilhão aberto. Seu mecanismo de
pistões permite que emita todos os graus da escala de sons. Descendente da trompa de caça, esta versão moderna tem um
som belíssimo e é importantíssima na orquestra. Haydn e Mozart deram-lhe
destaque em vários de seus concertos e sinfonias. Mas quem a utilizou com
brilhantismo foi Wagner.
TROMBETA OU TROMPETE
A trombeta existe desde a antiguidade, quando
era feita de cornos de animais, conchas ou tubos vegetais. Atualmente, com um
sistema de pistões, emite todas as notas da escala, o que lhe possibilita
muitas variações. Importante na orquestra foi incluída nesta depois do século
XVI.
O trompete ou trombeta é
um instrumento musical de
sopro, da família das percussões ,dos metais (o trompete é o que produz o som
mais agudo da família) ,
caracterizado por instrumentos de bocal, geralmente fabricados de metal. É
também conhecido como pistão (pistom, por metonímia). É constituído por corpo, chave de água, bomba de
afinação, pistões, cotovelos e bocal, e terminado em pavilhão. É utilizado em
diversos gêneros musicais, sendo muito comumente encontrado na música clássica, no jazz, bandas marciais e nos mariachis. Também é encontrado
em estilos mais acelerados, como o frevo,
o ska e latinos como o mambo e
a salsa, bem como no maracatu rural, da zona da mata do norte de Pernambuco.
TROMBONE
Geralmente de cobre,
é formado por um tubo cilíndrico e varas corrediças, que transformam a altura
dos sons. É um instrumento muito antigo, que tem sonoridade nobre e potente,
mas também pode ser doce. Há três tipos: o
trombone contralto, o baixo e o tenor. Este último é o mais usado.
Existe ainda o trombone de pistões (estes substituem as varas).
TUBA
O maior instrumento de sopro: o de som mais
grave e profundo. Existia no tempo dos antigos romanos, mas não na forma atual.
Era, então, comprida e reta. A forma que tem hoje data do século XIX. Wagner
mandou construir um quarteto de tubas, com modificações, para suas
representações em Bayreuth. Ficaram conhecidas como as “tubas de Wagner
CORNETA
Instrumento de sopro, originalmente feito de madeira ou marfim. Começou a ser utilizado na Idade Média tornando-se popular no período barroco. Existem diversos tipos, a maioria
deles conservando o formato tubular (curvo ou reto), com sete orifícios e um bocal. A corneta moderna conhecida como corneta de
pistões, assemelha-se ao trompete, tendo a mesma extensão. É particularmente utilizado no Jazz e na
música erudita, principalmente no século XIX, e em bandas militares.
CORNETIM
Instrumento de sopro , de metal, semelhante à
corneta. Seu som é controlado pela vibração dos lábios no bocal em forma de
taça. É usado em bandas, raramente em orquestras.
GAITA DE BOCA
Instrumento de sopro com palhetas graduadas e duas
série de orifícios. Toca-se fazendo-o correr por entre os lábios, segundo a
entonação da música. A gaita possui em sua embocadura um conjunto de furos por
onde o instrumentista sopra ou suga o ar. A gaita não possui caixa de
ressonância; o gaitista pode usar as mãos em concha para produzir variações de
intensidade.
GAITA DE FOLES
Instrumento de
sopro no qual o ar enche um odre de pele
de cabra ou carneiro ( fole), fazendo vibrar as palhetas existentes em tubos
providos de registros. Provavelmente originário da Ásia, é típico da Escócia. É
um instrumento da família dos aerofones, composto de pelo menos um tubo
melódico (cantadeira) pelo qual se digita a música e um insuflador mediado por
uma válvula (assoprador), ambos ligados a um reservatório de ar (fole). Outra peculiaridade das gaitas de fole é
integrarem o restrito grupo de instrumentos de ar que tocam contínua e
mecanicamente, sem necessidade de pausa para o músico respirar.
Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo –
04.07.1982 (suplemento feminino)
Canto
Livre – edições de 1998/1999 (Alexandre Thadeu
– Julio Ney –
Walkiria
V. Luz)
A
Arte da Música –Editora Abril
enciclopedia Wikipedia
Imagens: Google
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