sábado, 21 de janeiro de 2017

INSTRUMENTOS MUSICAIS - SOPRO - (MADEIRA)


INSTRUMENTOS DE SOPRO DE MADEIRA 


 Instrumentos de sopro com embocadura ou corpo em madeira, com um timbre suave. A Flauta Transversal é um  instrumento com o corpo em metal que faz parte desta família, devido ao seu timbre.

FLAUTA – FLAUTIM- OCARINA - OBOÉ-CORNE INGLÊS – CLARINETE, CLARINETE BAIXO- FAGOTE-  CONTRAFAGOTE  - SAXOFONE -  HORNPIPE -   



FLAUTA



A flauta originou-se na antiguidade. Até o Renascimento havia três tipos diferentes. Atualmente é composta por um tubo que pode ser dividido em três partes. Apesar das diferenças de tamanho, todas as flautas têm dois orifícios: as flautas grandes têm por vezes uma embocadura de metal, sendo também divididas em soprano, contralto, tenor e baixo. Possui um som suave, intenso e doce. Muito usada na música popular brasileira faz solos em chorinhos, baião, bossa nova e jazz.
Extraordinariamente popular nos séculos XVI e XVII, a flauta doce era tocada quer em grupo quer como instrumento solista. No início do século XX existiam apenas algumas flautas doces fora dos museus. Arnold Dolmetsch, um francês estabelecido na Inglaterra, possuía duas. Quando as perdeu em um trem em 1919, sofreu tremendo desgosto. Então, em 1920, produziu a primeira flauta doce moderna. Carl Dolmetsch, filho de Arnold e sua família continuaram a tradição de sua construção.
O instrumento também é chamado  de flauta transversa. Alguns compositores, como Mozart e Bach, escreveram sonatas e concertos especialmente para flauta.









                                             Flauta de Bambu ou Zampogna


FLAUTIM ou PÍCCOLO



É  o instrumento mais agudo da orquestra moderna. Pertence à família da flauta, e tem a metade do tamanho da mesma. Seus sons mais agudos, altos e firmes servem especialmente para descrever cenas fantásticas, barulhentas, movimentadas. Suas notas agudas são brilhantes permitindo  assim solos rápidos e saltitantes.
O Flautim ou píccolo é muito usado em bandas e é também muito usado na música brasileira como baião e chorinho.


OCARINA



                                                 ocarina baixo de câmara tripla

A ocarina é um instrumento de sopro globular feito, geralmente, de porcelana, terracota, madeira ou pedra. A ocarina pertence à família das flautas e é um dos instrumentos musicais mais antigos do mundo. Possui geralmente a forma oval tendo de quatro a doze furos para os dedos, porém há algumas variações nesse desenho (ver ocarinas de câmaras múltiplas). Um tubo chamado de passagem de ar (airway ou windway, em inglês) projeta-se de seu corpo servindo de bocal. Normalmente é feito do mesmo material da ocarina, mas pode ser feito de um material equivalente.
A ocarina é uma flauta de formato globular. Isso a torna diferente dos instrumentos de tubo perfurados, como a flauta transversal e a flauta doce, onde as notas dependem do comprimento da distância percorrida pela coluna de ar. Por isso ela tem características acústicas diferentes. Tecnicamente, o seu corpo age como um ressonador  de Helmholtz.
Uma ocarina é um instrumento de câmara fechada, diferente da flauta doce, por exemplo. Após o ar passar pela passagem de ar, ele atinge a rampa sonora (sound edge), causando um som que vibra dentro da câmara de ressonância (resonance chamber) da ocarina. O processo é diferente do da flauta doce, onde o ar passa diretamente, apenas atingindo a rampa sonora e sem vibrar na passagem de ar.
A Ocarina é uma família muito antiga de instrumentos, sendo que a ocarina mais antiga já encontrada tinha aproximadamente 12000 anos. As ocarinas foram marcadas nas culturas maia (criação da ocarina), italiana (aperfeiçoamento da ocarina) e alemã (versões da ocarina como o gemshorn).

 
                                                                 Ocarina gemshorn
O uso comum da ocarina nos países ocidentais data do século XIX, quando sua forma original (maia) foi aperfeiçoada pelo italiano Giuseppe Donati. O nome "ocarina" é derivado do italiano "oca" (espécie de pato) por sua semelhança com a cabeça de um.  
Foram produzidas ocarinas de porcelana belamente pintadas, como as ocarinas de Meissen. A fábrica de Meissen na Alemanha não construiu ocarinas, mas autorizou os fabricantes de ocarina a usar o padrão Meissen de azul e branco no design exterior. Atualmente a maior empresa produtora de ocarinas do mundo é a STL Ocarina, nos Estados Unidos.

                                         Ocarina no padrão azul e branco - início século XX
                                                             Ocarina de metal


Recentemente a ocarina foi descoberta por muitas pessoas quando a Nintendo lançou o jogo The Legend of Zelda: Ocarina of Time, onde o protagonista Link toca uma ocarina azul conhecida como Ocarina of Time.



OBOÉ



O oboé  é diferente da flauta e de outros instrumentos de sopro por possuir palheta dupla. Sua origem é antiga  e alguns de seus modelos primitivos aparecem desenhados em monumentos egípcios. Nos séculos XVII e XVIII era usado para animar danças. Seu volume de som e seu timbre fizeram com que fosse muito adotado  em óperas e em algumas obras de Bach e Haendel. Desde Schumann, é um dos instrumentos preferidos pelos compositores.



CORNE INGLÊS



Corne inglês é uma variedade de oboé. Seu mecanismo é igual ao deste, mas tem o tubo mais comprido e largo. Incluído excepcionalmente em orquestras sinfônicas, quase sempre em solo. Berlioz considerava-o o melhor dos instrumentos de sopro para comover ou evocar imagens do passado.


CLARINETE





Consta que o clarinete foi inventado por Denner, de Nuremberg, entre os anos de 1670 e 1700, tendo sido um aperfeiçoamento da antiga charamela usada pelos pastores. A partir  de 1750 começou a ser incluído nas sinfônicas. Há vários modelos deste instrumento. Mozart foi o primeiro compositor a aproveitar todos os recursos que ele oferece. Beethovem empregou-o na maior parte das suas composições e Berlioz deu-lhe um papel importante em “ Queda de Troia”. A “valsa de Chopin” utiliza 24 clarinetes. Existe também o instrumento de metal. Hoje, quase todos os de sopro são feitos nos dois materiais : madeira ou metal, mais adotado nas bandas militares.


CLARINETE BAIXO



esquerda: contralto   centro e direita: baixo

É uma das variações do instrumento e produz tons mais graves que o anterior. Diz-se que foi criado pelo italiano  Papalini, embora muitos achem que quem o inventou foi o alemão Greuser em 1793. Geralmente  é  usado em orquestras grandes e obras modernas.


FAGOTE



O fagote é um longo instrumento de madeira, de sopro,  possui palheta dupla e é parecido com o oboé, no modo de soprar. Tem grande força de expressão nos tons mais baixos, enquanto os mais altos podem produzir um efeito cômico. Possui um som doce e rico, na parte grave das orquestras. Começou a participar das orquestras a partir do século XVII.
O fagote de tubos tem seu corpo dividido em quatro sessões e duas partes traseiras par ser melhor manuseado e tocado. Contudo, para se tocar o fagote, ainda requer muito esforço para dominar este considerável instrumento, sem falar na agilidade para se dominar a desajeitada função do sistema de teclas.



CONTRAFAGOTE



O fagote duplo ou contra-fagote é um longo e aprofundado instrumento  de madeira de sopro orquestral.  Ele possui um som tão grave que pode parecer um tanto desfocado. Contudo, nas mãos dos melhores músicos, o contra-fagote produz um som como o de órgão junto à orquestra, adicionando graves e ricos acordes.
Com um tom mais baixo do que o fagote, é semelhante a este instrumento, mas aparece principalmente em orquestras grandes e obras modernas. A princípio, só o utilizavam em bandas militares, na Inglaterra




SAXOFONE








Saxofones (soprano, alto, tenor e baixo ) foram inventados pelo belga Adolphe Sax, em 1838, e tiveram grande aceitação por parte de Berlioz, mas não conseguiram um lugar de destaque na orquestra sinfônica e quando aparecem é em geral como solistas. Foram introduzidos com sucesso no Jazz, sendo um dos seus instrumentos principais. Firmaram-se também nas bandas militares de vários países. Seu manejo é semelhante ao do clarinete.
O sax é feito de metal, porém pertence à família da madeira, isso porque o instrumento é classificado  pelo modo como produz som e o Sax produz som por intermédio de palheta que é característica fundamental da madeira.  O sax pode ser ágil, indo do suave ao forte, e por ter um som que é o mais parecido com a voz humana é extraordinariamente utilizado.


HORNPIPE




Originariamente, instrumento primitivo de sopro feito de chifre de um animal.
O hornpipe pode se referir a um instrumento específico ou uma classe de  instrumentos de sopro que consistem em uma única palheta, um pequeno tubo  com orifícios para os dedos.   Adicionalmente, uma tampa de cana de chifre animal pode ser colocada ao redor da palheta para conter a respiração e permitir  a respiração circular de jogo constante, embora em muitos casos a palheta é colocada diretamente na boca. Ele também era conhecido como o pibcorn, pibgorn ou piccorn.




Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo – 04.07.1982 (suplemento feminino)
           Canto Livre – edições  de  1998/1999 (Alexandre  Thadeu – Julio Ney –    
                                                                          Walkiria V. Luz)
            A Arte da Música –Editora Abril
            enciclopedia Wikipedia 

Imagens: Google


Nenhum comentário:

Postar um comentário