sábado, 21 de janeiro de 2017

INSTRUMENTOS MUSICAIS - TECLAS

INSTRUMENTOS DE TECLAS

PIANO - ÓRGÃO- CRAVO - CELESTA -CLAVICÓRDIO - ESPINETA -  HARMÔNIO SANFONA DE TECLAS - BANDONEÓN




Criado na Itália, no início do século XIX, deriva de um instrumento chamado cravo. Até os dias atuais este instrumento evolui, e existem vários tipos, como: piano de cauda (piano no qual as cordas e a caixa de ressonância são  horizontais) e piado de armário (piano no qual as cordas e as caixas de ressonância são verticais). O piano é composto de cordas esticadas sobre uma moldura e percutidas por martelos,  estes são movidos por um mecanismo que os aciona quando as teclas são rebaixadas.  O piano é equipado com dois pedais (doce e forte) , que permitem variar a dinâmica.  Quando existem três pedais, o do meio é uma surdina ( piano de armário) ou um pedal dito “tonal”, (piano de cauda), destinado a diminuir o brilho da sonoridade.
Na música clássica vários compositores destacaram este instrumento, entre os quais:
Beethoven, Shubert, Chopin e Liszt, no século XIX, e Debussy, Ravel, Prokofiev e Cage, no século XX.
No Brasil, vários intérpretes têm se destacado neste instrumento, na música clássica e na música popular. O piano é instrumento dos mais versáteis, que encontra espaço nos mais diferentes estilos: Clássico, MPB, Jazz, Blues, Rock, Pop e outros.


ÓRGÃO



Instrumento musical com  teclado do grupo dos instrumentos polífonos. É tocado por meio de um ou mais manuais e uma pedaleira. O som é produzido pela passagem de ar comprimido através de tubos sonoros de diversos formatos, materiais e comprimentos.
Oficializado para a música de igreja, divide-se em várias espécies, algumas das quais para uso em sinfonias ou música popular.


CRAVO




Instrumento de cordas com teclado, muito usado nos séculos XVI e XVII. Seu mecanismo constitui-se, basicamente, de teclas que impulsionam lâminas de material resistente, as quais, por sua vez, “ beliscam” as cordas esticadas. Dai o seu timbre ligeiramente ácido, que lembra mais o do alaúde que o do piano moderno.


CELESTA



Instrumento musical de teclado, com lâminas de aço que são golpeadas por martelinhos. Seu timbre é suave e muito peculiar, empregado geralmente para imprimir à música um clima etéreo ou mágico. Foi construída em 1886 pelo francês Auguste Mustel, a celesta fez sua estreia no mundo musical  com o ballet  O Quebra Nozes, de 1892, composto por Tchaikóvsky. A celesta é classificada como um metalofone.



CLAVICÓRDIO



Instrumento de corda com teclados que deu origem ao piano. O instrumento predileto de Mozart. Usado desde o final da Idade Média, durante o Renascimento, o Barroco, o Período Clássico.
O clavicórdio foi inventado  no início do século XIV e foi muito popular entre os séculos XVI e XVIII. Caiu em desuso em 1850, e foi revitalizado no final da década de 1890 por Arnold Dolmetsch. Hoje são tocados especialmente por entusiastas da música do Renascimento, Barroco e Clássica.
O clavicórdio ganhou atenção noutros tipos de música, sob a forma do clavinete, que é um clavicórdio elétrico que usa um pick-up magnético para produzir um sinal para amplificação. Steve wonder usa um clavinete em muitas de suas canções.


CLAVINETE



ESPINETA



Instrumento de cordas percutíveis de formato retangular, trapezoidal ou pentagonal.  Originário da Itália (século XVI),  tornou-se muito popular nos séculos XVII e XVIII. Foi criado em 1503 por Giovanni Spinetti que fazia seus instrumentos com o teclado exterior à caixa de ressonância, como acontece nos pianos atuais. Nesse instrumento as cordas não eram agitadas por um tangente, mas sim, postas em vibração por um plectro acoplado a um saltarello. O plectro era feito de pena de pato e colocado na ponta do saltarello de modo a beliscar a corda ao passar por ela. O saltarello era uma peça de madeira fina com aproximadamente 10 cm de comprimento que ficava apoiada na extremidade da tecla, acompanhando o movimento da mesma.
Em 1550 Rossi de Milão construiu suas espinetas com o teclado inserido na caixa, tal como acontecia nos clavicórdios.


HARMÔNIO



Instrumento de teclado e fole, com caixa de ressonância em posição vertical. Semelhante ao órgão, é, entretanto desprovido de tubos. O som é produzido por palhetas acionadas por pedais, que por sua vez, bombeiam o ar impelido pelos foles.



SANFONA DE TECLAS



Também conhecido como acordeão, acordeona, concertina, harmônica, é um instrumento de fole, com registros e teclado em plano vertical.  Tipicamente de música popular está sendo usado atualmente como  instrumento de concerto por alguns compositores.


BANDONEÓN





O Bandoneón é um instrumento musical de palhetas livres, semelhante  a uma concertina. Produz o som a partir da vibração de palhetas de aço rebitadas em chapas de metal  que podem ser de zinco ou alumínio. Como outros membros da família da concertina, o bandoneon é prendido entre ambas as mãos com movimentos de empurrão e de tração que forçam o ar através de seus fole, que é roteado através de linguetas pressionando seus botões. Como uma concertina os botões do bandoneón viajam paralelos ao fole, enquanto no acordeão na perpendicular.
Foi inventado pelo músico alemão Henrich Band (1821-1860).


Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo – 04.07.1982 (suplemento feminino)
           Canto Livre – edições  de  1998/1999 (Alexandre  Thadeu – Julio Ney –    
                                                                          Walkiria V. Luz)
            A Arte da Música –Editora Abril
            enciclopedia Wikipedia 

Imagens: Google


Nenhum comentário:

Postar um comentário