terça-feira, 22 de julho de 2014

HIGIENE VOCAL - AQUECIMENTO E DESAQUECIMENTO VOCAL


AQUECIMENTO E DESAQUECIMENTO VOCAL

Cantar é uma atividade física, muscular e racional, na qual há um gasto real de energia. Podemos até definir o canto como uma atividade esportiva, onde são necessários treino, alimentação adequada e concentração.
Impostar a Voz é saber usá-la de forma correta, adequada; saber respirar corretamente, emitir o som sem esforço, obter o melhor rendimento vocal com o mínimo de esforço.
O canto é um trabalho físico moderado onde há um consumo quatro vezes maior de energia quando comparado ao repouso. Desta forma, para cantar precisamos estar descansados, alimentados e bem treinados.  Além disto, precisamos preservar a saúde vocal nos exercitando e aprimorando.
Além dos fatores de higiene vocal, dois fatores são essenciais para a garganta do sucesso vocal: o aquecimento e o desaquecimento vocal.
O aquecimento é essencial para todo cantor de qualquer estilo musical, já que as pregas vocais são músculos, e como todo músculo precisa ser aquecido antes de uma atividade mais intensa. Os exercícios mais apropriados para o aquecimento vocal são os de respiração profunda intercalando nariz e boca; os de postura corporal que promovem alongamento da coluna; os de abertura ampla de boca para alongamento da musculatura; os de movimentação de lábios, língua, bochecha e palato; os de vibração de ponta de língua em escalas ascendentes; os de “Humming” pra explorar cavidades de ressonância, entre outros. Estes exercícios devem ser realizados antes das apresentações ocupando um tempo em torno de 10 a 15 minutos.
O aquecimento vocal é conhecido entre os cantores e profissionais da voz, enquanto que o desaquecimento é pouco conhecido e seguido, embora sua importância seja da mesma dimensão. Após o canto, o cantor produz uma voz num pitch (frequência grave-agudo) mais elevado e com um loudness (intensidade forte-fraco) muito forte. Sendo assim a primeira forma de desaquecimento é ficar em silêncio total pelo menos 5 minutos após o término da apresentação. O silêncio promove a quebra do padrão da voz cantada, fazendo com que a voz volte ao pitch e loudness original.  Os exercícios de desaquecimento são aqueles que promovem o relaxamento das pregas vocais, e só devem ser realizados após o canto e nunca antes dele.  São eles: massagem digital na laringe com movimentação e deslocamento lateral; movimentos circulares na cartilagem tireoide; movimentos  verticais na frente do pescoço, apertos na região da nuca e trapézio; vibração de ponta de língua em escalas descendentes e “humming” em escalas descendentes procurando sempre a região grave. Os exercícios devem ser feitos com suavidade, pouca intensidade e pouco volume. A respiração também pode ser adequada através de exercícios inspiratórios e expiratórios de relaxamento, que se adequem para a utilização na voz falada.
O cantor é o profissional da voz, e é ela – a voz – o seu instrumento de trabalho, por isso, preservar e aprimorar as qualidades vocais são essenciais para o bom funcionamento do mesmo.

CONSELHOS

Para cantar não é necessário aspirar muito ar, sem saber como emiti-lo com economia. O excesso de ar oprime e incomoda o cantor
As inspirações muito profundas não deverão ser praticadas a não ser nos exercícios respiratórios. Estes têm por objetivo chegar a dominar o mecanismo da respiração e submetê-la ao controle da vontade.
Todo ar deve transformar-se em som. É uma questão de dosagem; e é também o segredo de vozes puras, cristalinas. Quando o ar sai dos pulmões em excesso, forma-se um véu sobre a voz, semelhante ao ruído da agulha sobre o disco. Cuide sempre para que a expiração termine com o som.
É inútil esvaziar-se depois de uma frase cantada. O ar retido nos pulmões permitirá efetuar uma pequena inspiração antes de prosseguir.
Na fala ou no canto, o costume de pensar no ar, ajudará a não encontrar nunca a falta dele.

Cultive a “mentalidade profissional” que busca sempre a perfeição, num esforço contínuo para melhorar. 


Fonte: Andrea Luz Wiltenburg-CRF 5818 –
Canto Livre- Maio a Dezembro de 1998


Nenhum comentário:

Postar um comentário