terça-feira, 22 de julho de 2014

HIGIENE VOCAL - TRABALHO RESPIRATÓRIO

TRABALHO RESPIRATÓRIO

Exercícios respiratórios  - desde que bem feitos – servem para garantir uma boa oxigenação do sangue, favorecem a concentração para qualquer atividade, tranquilizam e promovem uma verdadeira massagem interna em nosso abdômen, auxiliando o correto funcionamento de nossos órgãos internos.
Normalmente devemos inspirar pelo nariz, pois os cílios e as mucosas internas aquecem, filtram e umedecem o ar que está entrando. No canto, muitas vezes temos que inspirar pela boca pela necessidade de agilidade e velocidade entre frases e figuras musicais. O que devemos ter sempre em mente é que nossa garganta precisa ficar muito hidratada: beba muita água e, se possível, leve uma garrafinha para o ensaio e dê umas bicadinhas de 5 em 5 minutos.
Em nosso tronco temos 2 bexigas – nossos dois pulmões  -, que vão se encher de ar quando inspiramos  e se esvaziar quando expiramos. Não pense em enchê-los totalmente na inspiração, nem em forçar a expiração até o último “arzinho”. Deve-se deixar o ar entrar sem fazer muita força, como se a barriga também se enchesse de ar e sentindo também as costelas se expandindo.
Abaixo dos nossos pulmões temos um músculo em forma de cúpula chamado DIAFRAGMA; ele está ligado às costelas por toda a volta de nosso abdômen,  se abaixando quando os pulmões se enchem e subindo quando os pulmões se esvaziam. Quando soluçamos, tossimos ou espirramos , sentimos mais intensamente sua atuação pelos espasmos que esses eventos provocam em nossa musculatura.

ALGUNS EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS
                       

a)      Massageie bem a região das costelas, na frente, dos lados e também atrás;
b)      Deite-se e coloque um livro sobre a região do umbigo,  respire fazendo o livro subir e descer.
c)      Espalme suas mãos na região da cintura, fazendo uma pequena pressão contra suas costelas. Inspire pensando em fazer uma pressão contrária para fora. CUIDADO: NÃO ELEVAR OS OMBROS, NEM TENCIONAR O PESCOÇO.
d)      Solte todo o ar, inspire gostoso, pensando em encher as costelas ( como que de baixo para cima); mantenha as costelas  “infladas” enquanto solta o ar em SSSSSSSSSS(longo e contínuo, sempre uniforme e cada vez mais suave), depois em SSSSS ( em staccato – bem curto, preciso e seco).
e)      Preparando sempre a respiração da forma anteriormente descrita, inspire gostoso em BBRRR e TRRRR – sempre de forma suave, fazendo desenhos melódicos ascendentes e descendentes.
f)       Brinque com combinações vogais:
A – PA TA CA     BA DA GA     FA SSA XA       VA ZA JÁ     MA NA NHA
É  - PÉ TÉ KÉ      BÉ DÉ GUÉ    FÉ SSÉ XÉ       VÉ ZÉ JÉ      MÉ NÉ NHÉ
E -  PÊ TÊ KÊ      BÊ  DÊ GUÊ   FÊ SSÊ XÊ       VÊ ZÊ JÊ      MÊ NÊ NHÊ
I -   PI TI KI        BI  DI  GUI    FI  SSI  XI        VI ZI   JI       MI  NI  NHI
Ó   PÓ TÓ KÓ    BÓ DÓ GÓ   FÓ SSÓ XÓ     VÓ ZÓ JÓ    MÓ NÓ NHÓ
Ô   PÔ TÔ KÔ    BÔ DÔ GÔ    FÔ SSÔ XÔ     VÔ ZÔ JÔ    MÔ NÔ NHÔ
U – PU TU KU    BU DU  GU    FU  SU  XU      VU ZU JU    MU UN NHU


NUNCA CHEGUE AO SEU LIMITE DE AR. PARE ANTES, GARANTINDO A QUALIDADE DA EMISSÃO E TENTANDO EMPURRAR SEU LIMITE CADA VEZ MAIS PARA FRENTE.

PROCURE SEMPRE “FOCAR” O SOM, NÃO DEIXÁ-LO SAIR DE QUALQUER JEITO, PARA QUALQUER LADO. DIRECIONE-O COM OS LÁBIOS, LEMBRE-SE DA ABERTURA INTERNA DA BOCA PARA O SOM RESSOAR E DA EXTERNA (NO SENTIDO VERTICAL) PARA PROJETÁ-LO.

PARA CONTROLE DA PERMEABILIDADE NASAL

           1)
 a)      Inspire profundamente pela narina direita, apoiando o polegar sobre a narina esquerda para fechá-la.
 b)      Retenha o ar fechando as duas narinas, com o polegar e o indicador.
 c)      Destape a narina esquerda e expire por ela.
 d)      Suspenso
 e)      Aspire profundamente pela narina esquerda. Tape-a novamente e expire pela direita.
 f)       Suspenso.
  este exercício  é excelente pela massagem que provoca nas fossas nasais; é um dos   mais antigos        exercícios dos Yoga, da Índia, que lhe atribuem efeitos maravilhosos para limpar o cérebro e purificar o  sistema nervoso. Seu ritmo deve ser regido pelas batidas do coração : a inspiração durará 6 batidas, o  suspenso 3, a expiração 6 e o suspenso 3.

  2)   Várias expirações e inspirações profundas, movimentando ao máximo a caixa torácica, e sem levantar os ombros.

        3)
a) Inspire profundamente (ampla e silenciosamente, como ao inspirar o perfume de uma flor; as narinas se abrem amplamente, as costelas se separam  e o diafragma desce.
            b) Instante de suspenso
           c) Aproximando os lábios como para assobiar, envie um pequeno jorro de ar, no dorso da mão.  O               jorro de ar deve ser frio e compacto; se for quente , isso indica que o ar passa em excesso.
            A expiração que durará 30 segundos deve ser feita sem tropeços.
       4)  Repita o exercício conforme parte  a) e b).
            Na parte c)  solte o ar em sssssss.
5)      Repita o exercício conforme parte  a) e b).
            Na parte c) expire em zzzzzzzzzzzz ( o Z francês como o zumbido de uma abelha).


Nenhum comentário:

Postar um comentário