terça-feira, 22 de julho de 2014

HIGIENE VOCAL - CONSERVAÇÃO DA VOZ


CONSERVAÇÃO DA VOZ  

Para que possamos obter um bom rendimento vocal, não basta conhecer o mecanismo do aparelho vocal e a consequente técnica da emissão vocal: é necessário que saibamos também conservar a saúde do órgão vocal. Esta depende de uma série de fatores:
1 – poupar ao máximo o órgão vocal, não usando profissionalmente a voz falada e cantada. Esta é a grande dificuldade que enfrentam os professores de canto, por exemplo, para manter a sua voz sempre em forma, devem cantar, e ao mesmo tempo, interromper o canto, falando, exemplificando, corrigindo  e às vezes até gritando quando o grupo de alunos é muito grande.
2 – Não cantar, ou falar, quando estamos roucos, resfriados, ou encatarrados; este estado de saúde exige repouso vocal.
3 – Não abusar demais da voz, usando-a muitas horas seguidas. Embora a voz seja treinada, o uso constante de exercícios muito prolongados fatigam o aparelho vocal.
Ao que se refere à higiene vocal, em primeiro lugar é necessário possuir boa saúde. Um dos inimigos daqueles que falam e cantam em público é o frio. Convém, pois, que acostumamos o nosso organismo a vencer este inimigo através da ginástica respiratória pela manhã, de fronte de uma janela aberta. Acostumar o corpo aos banhos não muito quentes, procurando pouco a pouco enfrentar a água fria e procurando secar o corpo com prolongada fricção da pele com luva de crina embebida em água de colônia. Convém, também, adquirir o hábito de não usar demasiada roupa no inverno a não ser que o frio seja muito forte.  A prática de esportes ao ar livre é um excelente meio de contribuir para a saúde do aparelho respiratório: recomenda-se essencialmente as caminhadas ao ar livre, excelente exercício para ativar a circulação.
Quanto à higiene alimentar, convém lembrar que todo o excesso alimentar, seja de temperos, gorduras, bebidas alcóolicas, são prejudiciais à saúde. Nunca abarrotar demasiadamente o estômago com alimentos pesados, principalmente aqueles que produzem muita gaseificação; as perturbações hepáticas e intestinais prejudicam  fundamentalmente a voz.
Chamamos a especial atenção para o grande perigo que constitui o fumo para a voz. É extremamente nocivo para as vias respiratórias, podendo ocasionar graves enfermidades. As vias de eliminação cutânea, intestinal e urinária merecem nossa atenção para que o organismo se mantenha em equilíbrio constante. Para tanto, cuidemos da saúde da pele, da ingestão de alimentos adequados ao perfeito  funcionamento dessas vias  de eliminação, tendo o cuidado  de não ingerir muito líquido durante as refeições, e o uso moderado do sal.  Nada de bebidas geladas.  Convém vigiar constantemente a educação do intestino procurando não abusar do uso de laxantes que prejudicam o ritmo normal da higiene intestinal. A alimentação deve ser, no caso de constipações, à base de frutas e legumes e é de grande ajuda a prática de ginástica abdominal. As horas regulares de sono devem constituir um hábito constante na conservação da saúde. As noites de insônia, os excessos e as comidas abundantes à noite repercutem prejudicialmente sobre a voz. Igualmente prejudiciais são os aparelhos de calefação porque secam as mucosas das vias aéreas tornando-se vulneráveis; à noite convém dormir em quartos protegidos contra o frio que resfria os músculos vocais.
Além dos cuidados com a higiene alimentar é importante também procurar dar à vida  certo equilíbrio físico, moral e espiritual. As preocupações de qualquer ordem afetam imensamente o nosso organismo refletindo imediatamente na voz. As alterações do mecanismo vocal e a consequente fadiga vocal podem ser manifestações de diversas origens:
- de origem respiratória, quando a técnica respiratória é defeituosa;
- por lesões do aparelho de ressonância;
- perturbações de origem laríngea, quando o mecanismo do órgão vocal vibrante estiver afetado em consequência do mau uso do mesmo. Uma das causas mais frequentes é a má emissão dos sons, ataques bruscos chamados golpe de glote, a voz branca descolorida, a voz gutural, voz cerrada, cantar sobre o ar, cantar sobre o timbre, exercícios muito prolongado, acrobacias vocais, cantar ou falar quando se está resfriado.
A poluição, o frio, o álcool, o fumo, bebidas geladas, o barulho,  prejudicam a saúde vocal. O uso abusivo da voz pode provocar o aparecimento de nódulos nas pregas vocais. A poluição ambiental, ar condicionado, ambientes ruidoso, muitos fatores conspiram contra a saúde da voz nas grandes cidades. Por conta do barulho, o volume médio das conversas pode aumentar de 65 para 70 decibéis; se a pessoa necessita gritar, ela chega a 120 decibéis – apenas 10 decibéis menos que o som produzido pela decolagem de um jato. Abusar tanto de um extremo como de outro, resulta num enorme esforço vocal.  As consequências são conhecidas: rouquidão, ardor, dor de garganta, perda do rendimento da voz. A causa mais frequente desses de todos esses males é a inflamação nas cordas vocais. E a melhor terapia: ficar em silêncio. Porém, quando a rouquidão sem motivo, persiste por mais de duas semanas, é hora de procurar um especialista. O motivo da preocupação é o calo das cordas, que pode se desenvolver com a repetição dos traumas. “ é um processo inflamatório, localizado nas bordas das pregas vocais, por sob uso abusivo e sob tensão”,  define o médico Paulo Pontes. Geralmente, ele surge nas mulheres, podendo ser revertido só com exercícios.
Já o câncer de laringe é tipicamente masculino.  Apesar de depender da predisposição genética, nove em cada dez casos são de homens, na faixa etária dos 40 aos 60 anos, que fumam e bebem”.
Cuidar da saúde da voz é acertar em dois alvos com um tiro só; além de se evitar os problemas, conquista-se uma voz mais flexível, agradável e poderosa. “A voz tem um incalculável poder de persuasão”, destaca a fonoaudióloga Silva Pinho.
Portanto, a higiene vocal implica em cuidados com a saúde em geral, e com os aparelhos responsáveis pela voz, em particular.

Fonte: Mirtes Lande – Canto Livre – 7/8/9 de 1999

              

Nenhum comentário:

Postar um comentário