terça-feira, 22 de julho de 2014

HIGIENE VOCAL - FUMO - ÁLCOOL -DROGAS



O FUMO

O fumo é altamente nocivo, no momento em que se traga, a fumaça quente agride todo o sistema respiratório  e principalmente, as pregas vocais, podendo causar irritação, pigarro, edema, tosse, aumento da secreção e infecções.
O tecido que reveste a faringe e as pregas vocais chama-se mucosa, que deve apresentar uma movimentação ampla e solta para uma boa qualidade de voz. A mucosa apresenta cílios móveis em toda a sua extensão, cuja função é deslocar o muco (secreção) para fora do trato vocal. Apenas as bordas livres das pregas vocais são desprovidas de cílios, para não haver interferências na vibração do som.
A fumaça age diretamente sobre a mucosa, provocando duas reações:  uma de defesa, através da descarga intensa de muco, e outra que envolve uma parada na movimentação que provoca o pigarro. A toxina do cigarro é diretamente depositada nas pregas vocais, as quais funcionam como verdadeiros aparadores à instalação de diversas alterações pela irritação provocada.
O fumo é considerado uma das maiores causas do câncer de laringe e pulmão. Alguns autores afirmam que o risco de indivíduos fumantes apresentarem câncer de laringe é de 40 vezes maior em relação aos não fumantes. O indivíduo não fumante que fica exposto à fumaça do cigarro pode também apresentar alterações e, portanto, não fumar em ambientes fechados é uma questão de respeito à saúde do outro.
Fonte: Higiene Vocal – informações básicas – Mara Behlau- Paulo Pontes – Canto Coral – 8/9/10- 1999

O ÁLCOOL

O consumo de álcool causa irritação do aparelho fonador semelhante à produzida pelo cigarro, porém com uma ação principal de imunodepressão, ou seja, redução nas respostas de defesa do organismo. Aparentemente, uma ou duas doses de bebida alcóolica provocam, em alguns indivíduos, a sensação de  certa melhora na voz.
Isto ocorre devido a dois fatores principais: 
- uma inicial liberação de controle cortical (do cérebro)  nas primeiras doses, o que faz o indivíduo sentir-se mais solto.
- uma leve anestesia na faringe e com a redução da sensibilidade nessa região, uma série de abusos vocais podem ser cometidos, sem que se perceba. As consequências desses abusos só serão evidentes após o efeito da bebida, tais como: ardor, queimação e voz rouca e fraca. O consumo de álcool também está fortemente associado ao câncer de laringe e pulmão.
Dentre as bebidas alcóolicas temos as fermentadas, como a cerveja, champanha e vinho, as destiladas, como o uísque, vodca, pinga e conhaque, sendo estas últimas as piores para a saúde vocal, principalmente se houver mistura das fermentadas com as destiladas.
O efeito associado do uso de tabaco e álcool triplica a probabilidade de risco de câncer. A incidência da laringe é maior no sexo masculino, numa proporção de nove homens para uma mulher, o que significa que a mulher apresenta  certa defesa genética contra esse tipo de câncer.
Há casos raros de indivíduos que bebem e fumam e mantêm suas vozes sem alterações, porém se não o fizessem suas vozes seriam com certeza melhores e mais conservadas. O dano do cigarro e do álcool varia de acordo com sua quantidade de ingestão, mas há outros fatores contribuintes que serão determinados na extensão e gravidade deste dano, como características individuais, constitucionais, genéticas e familiares.

Fonte: Higiene Vocal – Informações Básicas – Mara Behlau – Paulo Pontes – Canto Coral – 1/2/3 - 2000
  
AS DROGAS

O uso de drogas inalatórias ou injetáveis tem ação direta sobre a laringe e a voz, além dos inúmeros efeitos nocivos conhecidos, tais como alterações cardiovasculares e neurológicas.
Quanto à maconha, sua ação é extremamente lesiva, irritando a mucosa não somente pela agressão do fumo, mas também pelas toxinas da queima do papel na qual a erva é enrolada; além disso, o próprio ato de fumar apertando o cigarro com os dedos e entre os dentes provoca uma grande elevação da temperatura no trato vocal, funcionando como um maçarico invertido, extremamente lesivo aos tecidos dessas regiões.
Observamos nos indivíduos que fazem uso da maconha uma voz mais grave (grossa), além de problemas de imprecisão na articulação dos sons da fala e alterações no ritmo e na fluência da comunicação.
A aspiração de cocaína em pó pode levar diretamente a mucosa de qualquer região do trato vocal, e é comum observarmos lesões perfuradas no septo nasal e ulcerações ao nível da mucosa das pregas vocais. Cocaína injetável provoca hipotonia muscular  (fraqueza) e especificamente no que diz respeito à voz, produz-se uma fadiga vocal e dificuldade de manter uma comunicação adequada e eficiente, particularmente no uso profissional da voz.

Fonte: Higiene Vocal – Informações Básicas – Mara Behlau – Paulo Pontes- Canto Coral – 4/5/6- 2000



Nenhum comentário:

Postar um comentário