segunda-feira, 7 de julho de 2014

OFICINA DA VOZ - V - ARTICULAÇÃO - DICÇÃO - INTERPRETAÇÃO



ARTICULAÇÃO- DICÇÃO – INTERPRETAÇÃO

O ouvinte quer entender o que diz o cantor, não bastando uma linda voz.
As consoantes devem ser pronunciadas com energia, por isto exercícios devem ser feitos sobre todas as consoantes e todas as vogais.
“A”, “É”,”U”  - Não podem ser cantadas como na fala. Elas necessitam serem arredondadas; emitidas no fundo da garganta e o maxilar inferior deve descer para ovalar a boca.
“E”, “I” – a boca fica sorridente e a ponta da língua se prende aos dentes inferiores. Conforme o som se torna mais agudo, elas necessitam de um ovalamento da boca.
“ O “ e “U” – os maxilares se afastam ao mesmo tempo que os lábios se projetam para frente; conforme os sons se tornam mais agudos, os maxilares se afastam e a boca se ovala. Nos agudos, o “U” deve ser cantado como “O”.
Nas partes muito agudas, é quase impossível cantar outra vogal que não seja o “A”, por isso, deve-se pensar na vogal que se vai cantar e emiti-la como para um “A”. O som sofrerá um mínimo de deformação dessa maneira.


A VOZ FALADA E O TRABALHO VOCAL

A diferença entre o canto e a palavras  é que a fala emprega menos notas, mas que são emitidas pelos mesmos órgãos.
O cantor tem maior facilidade em expressar o assombro, a tristeza, a alegria e a sua fala é menos monótona.
Sempre há no canto, algo que pode aprender, que aperfeiçoar. Quem quiser cantar bem por muito tempo, deve exercitar-se bem e durante muito tempo. Se o trabalho vocal acarreta um cansaço ou ronqueira anormais, isto significa que foi realizado de maneira errada.
O estudo diário deve ser sempre a “meia-voz” e suave, durante 15 minutos, sem se preocupar com a força do som. Pela manhã o aproveitamento é melhor.
Jamais force a voz ao exercitar. Busque a qualidade do som.
A saúde não pode ser esquecida; a voz reflete quase sempre as mínimas alterações do corpo: mal-estar, fadiga, etc... Reprima a tosse sempre que possível porque ela fatiga a voz.  Evite gritos e não fale em lugares barulhentos.
Cultive a calma e a serenidade



Nenhum comentário:

Postar um comentário