terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

BRASIL FOLCLÓRICO - III - REGIÃO SUDESTE - ESPÍRITO SANTO

ESPÍRITO SANTO





Quando se tentou o povoamento do Brasil por meio de capitanias hereditárias, coube, em 1534,  a do Espírito Santo a Vasco Fernandes Coutinho, que desembarcou em 1535, com 60 companheiros e fundou na Baía de Santa Luzia, um acampamento fortificado ao qual deu o nome de Espírito Santo. Edificou quatro engenhos de cana-de-açúcar, mais tarde destruídos pelos índios. Por esse motivo fundou Vila Nova do Espírito Santo,  atual Vitória, na ilha de Santo Antonio, em 1540. Por volta de 1552, moradores de Vitória deslocaram-se para o Norte e fundaram São Mateus, no rio Cricaré. Penetraram também pelo interior, beirando o rio Jequitinhonha, rio das Velhas, até as margens do São Francisco.
Em 1715 o Espírito Santo foi anexado à Bahia e a antiga capitania do Espírito Santo passou a ser Salvador. A Capitania do Espírito Santo somente recuperou sua autonomia em 1809.
Com a proclamação da Independência do Brasil, em 1822, o seu status foi alterado para província permanecendo assim até a proclamação da República em 15 de Novembro de 1889, quando se transformou no atual estado do Espírito Santo.

DANÇAS

TICUMBI





O Ticumbi é uma versão capixaba da Congada. Só é encontrada no Estado do Espírito Santo. È uma dança dramática-guerreira. É praticada por negros que se vestem de branco. Usam japonas ou batas longas enfeitadas de fitas muito coloridas.  Amarram na cabeça um lenço que lhes dá um “ar de mouros”. Sobre o lenço usam flores de diversas cores. Alguns colocam sobre o lenço um chapéu de palha todo enfeitado de fitas e flores.
Os dois reis se distinguem graças  às coroas de papelão pintado de dourado. Capa longa de damasco ou cetim  lamê cintilante. Uma faixa “presidencial” que vai do ombro esquerdo até a cintura oposta. Na cintura uma espada do “tempo do Império”. Os reis são servidos por pagens ou secretários cada qual com a capa da cor do seu reinado. As duas cores escolhidas pelos reis para a sua corte variam: o vermelho quase sempre está presente numa das cores. Rei Congo e Rei Bamba são as figuras principais do Ticumbi.
Trata-se de uma dança coreografada, com enredo onde, conta a história, que o “Rei de Congo”, cristão, queria fazer a festa de São Benedito sozinho, separado do “Rei de Bamba”, pagão. Como não há acordo entre as duas nações, a guerra é travada e seus secretários se desafiam fazendo embaixadas, em coreografias agitadas, na forma de uma luta bailada. Essa guerra inicial é denominada “primeira guerra de reis congo” ou “guerra sem travá”. Quando os reis entram para guerrear, realiza-se a “guerra travada”, onde os reis batem as espadas junto com seus secretários.
Os personagens que fazem parte do folguedo são o Rei de Congo, o Rei de Bamba, seus secretários próprios, e o corpo de dança de cada nação, composto por dois guias, dois contra guias e um número de congos que pode variar, representando os guerreiros das duas nações. Há ainda o violeiro, que participa das encenações.



                                              
A FESTA DE SÃO BENEDITO

No Ticumbi dois reis negros lutam para ter o privilégio de realizar sozinho a festa de São Benedito, padroeiro dos negros no Brasil.
O Rei Bamba é vencido pelo Rei Congo e por este é batizado, com toda a sua corte. Então todos dança e cantam o Ticumbi, cujo intuito é a conversão e batismo dos pagãos.
Os instrumentos musicais são muito simples: chocalhos e apenas uma viola acompanha as cantorias.
O Ticumbi tem uma característica própria muito interessante: cada ano os versos são alterados para contar algum fato novo que aconteceu ou alguma história local, nacional ou internacional, que acaba marcando a história da cidade. Os versos são cantados na praça, um local público.
Suas vestimentas são bem características, formadas por longas batas brancas rendadas, calça branca larga com um friso de fita ao lado das pernas, duas fitas trançadas no peito, espadas e na cabeça um chapéu cheio de flores com fitas longas, tudo muito colorido. Os reis aparecem com coroas de papelão, enfeitadas com papel dourado ou prateado, peitoral de espelhinhos e flores de papel, uma capa comprida e, nas mãos ou na cintura, uma longa espada.




Auê, como está tão belo
O nosso Ticumbi
Vai puxando pro seu rendimento
Que São Benedito é filho de Zumbi...


 FESTA DE NOSSA SENHORA DA PENHA  - O MAIOR EVENTO RELIGIOSO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
A Festa da Penha, com romarias e afluência de devotos de todo o Brasil, acontece na primeira segunda-feira após a Páscoa. 
Devido às lutas entre colonos e naturais da terra, Vasco Coutinho mandou vir do Reino alguns padres a fim de pacificá-los, entre eles o Frei Pedro Palácios, franciscano espanhol, que trazia em sua bagagem um belíssimo painel de N. Senhora, o mesmo que ainda existe no convento da Penha de Vitória.
Frei Palácios colocou o painel da Virgem em uma gruta ao pé da montanha e convidou os fiéis à prece e à meditação.  O painel desapareceu e foi encontrado no cume do monte entre duas palmeiras. A tela foi reconduzida à gruta e Frei Palácios iniciou a construção de uma Igreja dedicada a São Francisco, junto ao cume da montanha e para lá levou o painel da Virgem, mas este novamente desapareceu e novamente foi encontrado entre as duas palmeira no alto do monte. Então resolveu o Frei construir uma ermida no cume do penhasco e ele mesmo, velho e alquebrado carregou os primeiros materiais até o lugar da capela. A igreja foi solenemente inaugurada no dia 1 de maio de 1570, e, enquanto se elevavam os foguetes e as manifestações de alegria dos que ali se encontravam, subiu ao céu a alma de Frei Pedro Palácios ao som dos sinos da ermida da Penha.
Em 1651  teria sido lançada a pedra fundamental do Convento de Nossa Senhora da Penha.



HISTÓRIA DE N. SRA. DA PENHA


Existia no norte da Espanha, uma serra muito alta e íngreme chamada Penha de França, na qual o rei Carlos Magno teria lutado contra os mouros desbaratando-os.
Por volta de 1434, certo monge francês sonhou com uma imagem de Nossa Senhora que lhe apareceu no topo de uma escarpada montanha, cercada de luz e acenando para que ele fosse procurá-la.
Simão Vela, assim se chamava o monge, durante cinco anos andou procurando a mencionada serra, até que um dia teve indicação de sua localização e para lá se dirigiu. Após três dias de intensa caminhada e escalando penhas íngremes, o monge parou para descansar, quando viu sentada perto dele uma formosa senhora com o filho ao colo que lhe indicou o lugar onde encontraria o que procurava. Auxiliado por alguns pastores da região, conseguiu achar a imagem que avistaram em sonho.
Construiu Simão Vela uma tosca ermida nesse local, que logo se tornou célebre pelo grande número de milagres alcançados por intermédio da Senhora da Penha, e mais tarde ali foi construído um dos mais ricos e grandiosos santuários da cristandade.


Em Portugal, o culto de Nossa Senhora da Penha iniciou-se após a batalha de Alcácer-Quibir, de tão triste memória, na qual perdeu a vida o rei D. Sebastião. Entre os portugueses que conseguiram escapar da escravidão muçulmana encontrava-se um escultor chamado Antônio Simões, o qual, no mais aceso da peleja, prometeu à Virgem Santíssima fazer-lhe sete imagens se Ela o conduzisse novamente à sua Pátria. Fiel ao seu voto iniciou logo o trabalho, esculpindo seis figuras com os respectivos títulos. Ao chegar à sétima e não sabendo que invocação dar-lhe, foi aconselhado por um padre jesuíta a fazer a imagem de Nossa Senhora da Penha, cujos milagres eram muito comentados em Castela. Aceitando a sugestão, executou a obra e colocou-a na ermida da vitória e posteriormente resolveu edificar-lhe uma igreja em local próximo à Lisboa e que mais tarde se tornou conhecido como Penha de França.

FESTA DA POLENTA

 A Festa da Polenta é uma festa realizada na cidade de  Venda Nova do Emigrante (ES), no bairro  Santa Cruz sempre na primeira e segunda semana de Outubro (durante 8 dias no total).
Todo ano, a preparação para a festa começa em Março, com o Plantio do Milho, no Sitio Lorenção. Em Julho, acontece a Serenata Italiana pelas ruas da cidade. No mês de Setembro ocorre a Colheita do Milho (plantado em Março), que será utilizado para a festa. Finalmente em Outubro, começa a festa, e dentre as principais atrações, estão: o desfile do queijo gigante, das famílias, carros de boi, tropas e transporte de milho, eleição da Rainha e Princesas, além de shows Nacionais, e o famoso "Tombo da Polenta".  

                   




 

A CASACA  - RECO-RECO - USADO NO SOM DO FOLCLORE CAPIXABA


FONTE: Histórias, Costumes e Lendas 
               Editora Três - 1987
GOOGLE: Wikipedia
IMAGENS: Google
VIDEO:  Youtube -  

Nenhum comentário:

Postar um comentário